A americana Whirlpool, que controla no Brasil as marcas Brastemp e Consul, registrou lucro líquido de US$ 74 milhões no terceiro trimestre, um recuo de 58% em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo comunicado divulgado ontem.
O faturamento líquido da empresa, uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos do mundo, teve uma queda de 2,8% e atingiu US$ 4,5 bilhões. Na América Latina, a companhia registrou vendas de US$ 1,2 bilhão no período, praticamente estáveis em comparação com o mesmo período em 2011. Porém, quando desconsiderados os efeitos câmbio e créditos fiscais, o crescimento da Whirlpool no trimestre sobe 21%.
Já na América do Norte, a companhia teve faturamento de US$ 2,42 bilhões, uma alta de 2,1% sobre o ano anterior. Na região que engloba Europa, Oriente Médio e África as vendas caíram 20%. Enquanto isso, na Ásia as vendas caíram 6,5%. Para o ano, a Whirlpool prevê lucro de US$ 6,90 a US$ 7,10 por ação, valor maior que a previsão anterior de US$ 6,50 a US$ 7 por ação.
Veículo: Brasil Econômico