O setor de cosméticos e higiene cresceu acima das expectativas da Natura no primeiro semestre do ano, afirmou o vice-presidente de Finanças, jurídico e Relações com Investidores da empresa, Roberto Pedote. Como consequência, o lucro líquido cresceu 18% em relação ao mesmo período do ano passado, para R$ 237,3 milhões. A receita líquida no Brasil e na América Latina aumentou 15%, para R$ 1,59 bilhão. Apenas na operação brasileira, o avanço foi de 11,4%, para R$ 1,4 bilhão, entre julho e setembro.
O forte crescimento do mercado entre janeiro e junho foi favorecido pelo aumento da renda dos brasileiros, segundo Pedote. Conforme a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o mercado da Natura cresceu 16,8% no primeiro semestre.
A estratégia da Natura foi elevar presença nos lares em que já tem penetração. No ano passado, a marca estava presente em 61% das residências ante 38% de 2011. A empresa estuda ainda testar um canal de vendas eletrônicas.
Já as vendas da Unilever cresceram 10% no terceiro trimestre ante igual período de 2011, para 13,4 bilhões de euros (US$ 17,4 bilhões). Nos emergentes e no continente americano, as vendas subiram 11% e 4,7%, respectivamente. Na Europa, que responde por cerca de um quarto do resultado, as vendas avançaram 0,9%.
Na Colgate-Palmolive o lucro subiu 1,7%, para US$ 650 milhões no terceiro trimestre.
Veículo: DCI