Ucrânia agita mercado global de trigo

Leia em 2min 30s

A Ucrânia confirmou na segunda-feira que vai suspender suas exportações de trigo a partir de 15 de novembro, o que ampliou a pressão "altista" sobre as cotações internacionais do cereal, mas a FAO, agência da ONU para agricultura e alimentação, minimizou o impacto real dessa restrição sobre os preços globais dos alimentos.

Para justificar a proibição, as autoridades ucranianas argumentaram que a colheita foi duramente afetada por uma estiagem pelo terceiro ano seguido e que não havia outra saída para evitar uma explosão nos preços domésticos de pães e massas e problemas sociais no país.

A Ucrânia é um dos dez maiores exportadores de trigo do mundo. Sua capacidade de exportação, estimada em 4 milhões de toneladas por ano, foi revisada para 5,3 milhões de toneladas nesta safra 2012/13, o que reduziria o abastecimento interno. Desde meados do mês passado, tradings se anteciparam à suspensão e o ritmo de embarques dobrou.

O Egito, maior importador global de trigo, foi o primeiro país a reagir à proibição, considerando que a credibilidade ucraniana no mercado internacional de grãos ficará afetada. A Ucrânia garante que vai respeitar os contratos de entrega já assinados. Já o comissário europeu de Agricultura, Dacian Ciolos, conclamou o país a voltar atrás e evitar medidas que elevem os preços internacionais e causem mais turbulências nos fluxos comerciais.

Para a União Europeia, a proibição vai "acrescentar tensão desnecessária nos mercados agrícolas internacionais, e os que mais vão sofrer são os mais pobres do mundo". A FAO sustenta que a Ucrânia dá uma "mensagem errada" ao mundo com a proibição, mas avalia que a ação não fará grande diferença para o abastecimento global da commodity.

Por um lado, porque Ucrânia não é um exportador tão importante assim; e de outro, porque já era de conhecimento no mercado que o país não teria muito a exportar depois da estiagem, como observou a analista de preços da FAO, Concepcion Calpe.

O braço da ONU está revisando suas projeções sobre a produção de trigo e constatou que a produção de fato não é suficiente para atender ao consumo, mas que os estoques são confortáveis o suficiente para evitar impactos significativos nos mercados - ainda que esses estoques tendam a ficar em níveis ligeiramente inferiores.

O maior problema, diz Concepcion, é que os mercados reagem no curto prazo e a volatilidade de preços cresce. A oferta de trigo atualmente é reduzida por causa da fraca colheita na Rússia, das perspectivas ruins para as próximas produções na Austrália e pela "transferência" da demanda de milho para trigo nos por causa da pior seca nos Estados Unidos em mais de 50 anos.

O aperto nos estoques de trigo foi confirmado pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), que aponta quedas na produção na Rússia (1 milhão de toneladas), na Austrália (3 milhões) e na União Europeia (800 mil). Na segunda-feira, na bolsa de Chicago, houve alta moderada das cotações por conta da Ucrânia, mas realizações de lucro influenciaram a queda registrada ontem



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Crescem as vendas da Procter & Gamble e da Unilever no Brasil

A Procter & Gamble (P&G), maior fabricante de bens de consumo do mundo, apresentou crescimento orgânico, e...

Veja mais
Novo presidente da Nike vai expandir operação no varejo

Maior empresa de artigos esportivos do mundo, a Nike desenhou um projeto de expansão no Brasil, chamado intername...

Veja mais
Após ano fraco, indústria recupera otimismo

Depois de enfrentar um ano de crescimento modesto, os fabricantes de computadores que atuam no Brasil olham com otimismo...

Veja mais
Lojas Americanas inaugura mais duas unidades em MG

A Lojas Americanas acaba de inaugurar mais duas unidades da marca em Minas Gerais. A primeira foi aberta ontem, no Barro...

Veja mais
Grupo Itapoã Calçados em Poços de Caldas

O grupo Itapuã Calçados, do qual fazem parte as lojas Itapuã e It Sport, fundado há 56 anos ...

Veja mais
Preço da banana cai e afeta investimentos

Os produtores de banana de São Paulo colhem uma das melhores safras dos últimos anos. Mas apesar da qualid...

Veja mais
Aumento da demanda impulsiona a Natura

O setor de cosméticos e higiene cresceu acima das expectativas da Natura no primeiro semestre do ano, afirmou o v...

Veja mais
Crescimento da indústria depende de avanços na regulamentação de prestadores de serviço

Já há um entendimento de que não é possível congregar todas as funções ...

Veja mais
Grendene registra lucro líquido 43% maior no terceiro trimestre

A Grendene divulgou nesta quinta-feira o resultado do terceiro trimestre de 2012. A companhia registrou um lucro l&iacut...

Veja mais