Apesar da crise financeira e das enchentes que castigaram Santa Catarina nas últimas semanas, a PUC, marca de moda infantil da Hering, de Blumenau (SC), um dos municípios mais atingidos pelas chuvas, leva adiante seu plano de expansão. Lança novo conceito arquitetônico e até o final do ano abre mais seis lojas nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Londrina, Maringá, Ribeirão Preto e São José dos Campos. "Em 2009, abriremos mais 12 e vamos manter esse bom nível de crescimento nos anos seguintes", afirma a diretora de marketing da rede, Karin Hering.
Ela acredita no enorme potencial de expansão e crescimento da marca no mercado interno. Atualmente são 54 lojas em 16 estados, sendo cinco próprias e as demais franqueadas. Três delas estão no exterior, nas cidades de Riad e Damman, na Arábia Saudita. "Por enquanto a crise não nos trouxe dificuldades, mas estamos sempre atentos aos movimentos do mercado."
Entre janeiro e setembro deste ano, a PUC obteve faturamento de R$ 42,1 milhões. Em 2007, no mesmo período, o faturamento foi de R$ 32,7 milhões, o que representou um aumento de 29% em 2008. "Pretendemos, através da expansão e do novo conceito de loja, crescer ainda mais em 2009", afirma Karin.
No faturamento total da companhia no mercado interno, a marca PUC representou 10,5% no acumulado até setembro. Karin acredita que, apesar da expansão, esse percentual de participação na receita do grupo deve se alterar, uma vez que as outras marcas (Hering e Dzarm.) também crescem em ritmo acelerado.
As chuvas que atingiram gravemente Blumenau também não interferiram no desempenho da PUC, embora vários funcionários tenham sido afetados pelas enchentes. Em comunicado, a Hering informou que suspendeu as atividades por até um dia e meio em algumas unidades, mas sua linha de produção não sofreu danos físicos. Em benefício dos trabalhadores atingidos, a empresa implementou uma série de ações. Criou uma conta solidariedade para receber doações em prol dos colaboradores que tiveram perdas; antecipou a segunda parcela do 13 salário; providenciou transporte próprio e cestas básicas para seus funcionários e fez doações de 13 mil peças de roupa para a distribuição nos abrigos.
Aproximadamente 90% das peças de roupas da PUC são produzidas nas unidades fabris da Hering em Santa Catarina. A companhia possui seis unidades no estado, três em Blumenau, uma em Indaial, uma em Rodeio e uma em Ibirama. As de Blumenau e de Indaial tiveram paralisações devido à chuva e falta de energia. Neste ano, a produção da PUC deve chegar a 2,5 milhões de peças.
A PUC é uma grife infantil que tem como foco lançar tendências de moda em seu segmento. O diferencial da marca, segunda Karin, é deixar os pequenos clientes na moda, mas sem perder as características de serem crianças. "Por isso, sempre apostamos em coleções alegres e descontraídas, com grande diversidade de cores, temas e estampas", diz. A PUC foi comprada pela Cia. Hering em 1979.
O novo conceito de lojas terá mudanças arquitetônicas, que aliam futurismo e tecnologia. A marca substitui o projeto atual, criado em 2001. As unidades antigas serão reformadas a partir do primeiro semestre de 2009. O investimento para a concepção do novo projeto foi de R$ 200 mil. "Em relação ao marketing, o orçamento está sendo discutido, mas deve crescer em 2009, pois aumentaremos os investimentos em campanhas e pontos de venda", diz Karin.
A fachada das unidades terá formato de trapézio e cantos arredondados e conta com manequins que parecem brincar. O interior terá arquitetura baseada em curvas e no roxo e amarelo-esverdeado, cores vibrantes, assim como lustres brancos em forma de bolas. O espaço conta com círculos interativos, que trazem telas "touch screen" (sensíveis ao toque) com jogos virtuais e videogames.
Veículo: Gazeta Mercantil