Amis prevê expansão de até 6% no Natal

Leia em 2min 10s

Com desempenho superior ao esperado até agora, entidade revisou para cima meta de crescimento em 2012.


A proximidade do Natal já anima os supermercadistas mineiros. Neste ano, a previsão feita pelo Termômetro de Vendas, levantamento mensal da Associação Mineira de Supermercados (Amis), é de que as vendas no período fiquem entre 5% e 6% maiores que as registradas no ano passado.

Para dezembro, a expectativa é de que as vendas da rede de supermercados do Estado sejam até 26% superiores ao volume comercializado em novembro, de acordo com o superintendente da Amis, Adilson Rodrigues.

"As expectativas são muito positivas. Acreditamos que o Natal será bastante aquecido, em função da melhora geral da renda, do emprego e do 13º salário, que é pago até 20 de dezembro", disse.

Segundo Rodrigues, em função do crescimento acima do esperado ao longo do ano, a Amis revisou para cima a meta para 2012, passando de 4% para 5% de acréscimo no faturamento em relação ao ano passado. "Como no Natal do ano passado registramos um crescimento de 5%, para este ano tudo indica que o resultado será ainda melhor", disse.

O dirigente informou, ainda, que a rede supermercadista mineira já está preparada para o aumento da demanda. "A maior parte das empresas antecipou as compras para garantir o abastecimento das lojas no período natalino. Com isso, o consumidor poderá fazer as compras com mais tempo e preparar melhor as comemorações do final de ano", ressaltou.


Resultado - Os supermercados mineiros fecharam o terceiro trimestre do ano com crescimento de 6,42% no faturamento depois de descontada a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em setembro deste ano frente a igual mês de 2011, o resultado ficou positivo em 4,9%.

Conforme o levantamento da Amis, em setembro as vendas na rede mineira ficaram praticamente estáveis em relação ao mês anterior, apresentando queda de 0,21%.

Segundo os supermercadistas pesquisados, esse leve recuo em setembro poderia ter sido maior, se não tivessem sido realizadas uma série de ofertas e promoções para compensar a diferença de um dia a menos de venda. Embora setembro tenha tido um final de semana a mais, o mês teve também um feriadão, quando muitas lojas não abriram na sexta-feira, dia 7 (Independência).

Além do fechamento de parte das lojas, como justificativa da queda nas vendas no período o superintendente também apontou o fato de que muitos consumidores viajaram para fora do Estado para aproveitar o feriado prolongado.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Indústrias apostam em rede de parceiros

Se as varejistas apostam em grandes estruturas físicas, muitas indústrias investem em parcerias e trabalha...

Veja mais
Otimismo impulsiona contratação de temporários

Data dá fôlego ao varejo no último trimestre e abre oportunidades para jovens que procuram o primeir...

Veja mais
Antônio Cesa Longo é reeleito presidente da Agas

Antônio Cesa Longo, reeleito presidente da Agas Diretoria da entidade eleita para o bi&ecir...

Veja mais
Custo logístico consome 13,1% da receita das empresas

Estudo da Fundação Dom Cabral mostra que esses gastos reduzem as margens de ganho das companhiasO custo lo...

Veja mais
BRF amplia fábrica em Santa Catarina

Empresa investe R$ 84 milhões para transformar unidade na maior fabricante de salsicha da América LatinaA ...

Veja mais
Videira terá a maior fábrica de salsichas da América Latina

Investimentos no complexo industrial da BRF Brasil Foods em Videira, no Meio-Oeste catarinense, devem tornar a cidade a ...

Veja mais
Pague Menos cancela pedido de IPO

A companhia justificou a decisão por deteriorações das condições do mercado A re...

Veja mais
Novo mercado

A agência Leo Burnett Tailor Made apresentou o seu primeiro filme para os supermercados Carrefour, conta que conqu...

Veja mais
As alternativas de Molina

A ordem do dono do grupo Marfrig é reduzir o endividamento. Depois de buscar um sócio para a Seara, decidi...

Veja mais