Com desempenho superior ao esperado até agora, entidade revisou para cima meta de crescimento em 2012.
A proximidade do Natal já anima os supermercadistas mineiros. Neste ano, a previsão feita pelo Termômetro de Vendas, levantamento mensal da Associação Mineira de Supermercados (Amis), é de que as vendas no período fiquem entre 5% e 6% maiores que as registradas no ano passado.
Para dezembro, a expectativa é de que as vendas da rede de supermercados do Estado sejam até 26% superiores ao volume comercializado em novembro, de acordo com o superintendente da Amis, Adilson Rodrigues.
"As expectativas são muito positivas. Acreditamos que o Natal será bastante aquecido, em função da melhora geral da renda, do emprego e do 13º salário, que é pago até 20 de dezembro", disse.
Segundo Rodrigues, em função do crescimento acima do esperado ao longo do ano, a Amis revisou para cima a meta para 2012, passando de 4% para 5% de acréscimo no faturamento em relação ao ano passado. "Como no Natal do ano passado registramos um crescimento de 5%, para este ano tudo indica que o resultado será ainda melhor", disse.
O dirigente informou, ainda, que a rede supermercadista mineira já está preparada para o aumento da demanda. "A maior parte das empresas antecipou as compras para garantir o abastecimento das lojas no período natalino. Com isso, o consumidor poderá fazer as compras com mais tempo e preparar melhor as comemorações do final de ano", ressaltou.
Resultado - Os supermercados mineiros fecharam o terceiro trimestre do ano com crescimento de 6,42% no faturamento depois de descontada a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em setembro deste ano frente a igual mês de 2011, o resultado ficou positivo em 4,9%.
Conforme o levantamento da Amis, em setembro as vendas na rede mineira ficaram praticamente estáveis em relação ao mês anterior, apresentando queda de 0,21%.
Segundo os supermercadistas pesquisados, esse leve recuo em setembro poderia ter sido maior, se não tivessem sido realizadas uma série de ofertas e promoções para compensar a diferença de um dia a menos de venda. Embora setembro tenha tido um final de semana a mais, o mês teve também um feriadão, quando muitas lojas não abriram na sexta-feira, dia 7 (Independência).
Além do fechamento de parte das lojas, como justificativa da queda nas vendas no período o superintendente também apontou o fato de que muitos consumidores viajaram para fora do Estado para aproveitar o feriado prolongado.
Veículo: Diário do Comércio - MG