Safra de trigo deve recuar 16% em 2012/13, diz estudo

Leia em 2min 40s

Produção pode alcançar 4,75 milhões/t.


A safra brasileira de trigo deverá totalizar 4,75 milhões de toneladas em 2012/13, recuando 16% na comparação com os 5,656 milhões de toneladas do ano anterior. A estimativa faz parte de novo levantamento divulgado pela consultoria Safras & Mercado, que aponta ainda queda de 13% na área - de 2,187 milhões para 1,903 milhão de hectares - e de 0,5% no rendimento, que ficaria em 2.586 quilos por hectare.

"Além desta redução da quantidade, é preciso considerar os reflexos qualitativos, que ainda são de difícil mensuração", avalia o analista sênior de Safras Elcio Bento.

A projeção leva em conta uma quebra na produção no Rio Grande do Sul. De acordo com Safras, os gaúchos devem produzir 2,2 milhões de toneladas na temporada 2012/13, o que corresponde a uma quebra de 16,7% em relação à anterior. Estes números resultam de uma área cultivada de 980 mil hectares ( 5%) e de uma produtividade média de 2.245 quilogramas/hectare (-20,5%). "Além desta redução da quantidade, é preciso considerar os reflexos qualitativos, que ainda são de difícil mensuração", avalia o analista.

"No Paraná também haverá redução do volume produzido. Porém, o motivo da queda é a redução da área plantada. Os paranaenses plantaram 775 mil hectares do cereal (-27%). Este recuo da área plantada deve-se basicamente à migração para o milho da safrinha", completa.

Com isso, apesar de um aumento de 19,7% da produtividade média, para 2.723 quilogramas/hectare, o montante produzido pelos triticultores paranaenses é estimado em 2,11 milhões de toneladas. Nas demais regiões produtoras foram plantados 81 mil hectares, que com uma produtividade média de 2.901 quilogramas/hectare, resultou numa produção de 235 mil toneladas.


Abastecimento - Para garantir o abastecimento interno de trigo, Safras & Mercado estima uma necessidade de importação de 7 milhões de toneladas (em grão e farinha equivalente grão). Com isso, a oferta total do cereal no país será de 12,808 milhões de toneladas, recuando 7% em relação aos 13,725 milhões de toneladas do ciclo anterior.

O consumo doméstico (industrial, semente e ração) é estimado em 10,91 milhões de toneladas ( 0,4%). As exportações são previstas em 850 mil toneladas (-53%). Com isso, a demanda total do cereal será de 11,76 milhões de toneladas, recuando 7% em relação aos 12,67 milhões da temporada anterior. A subtração da oferta total e demanda, resultará em estoques de 1,048 milhão de toneladas, contra 1,058 milhão de toneladas do ano comercial passado (1%).

"Interessante destacar que nos últimos cinco anos comerciais, mais de 90% das importações brasileiras tiveram como origem nos parceiros do Mercosul, devido às isenções tributárias e vantagens logísticas em relação às demais fontes de abastecimento", informa o analista de Safras Elcio Bento.

No mesmo período, do total comercializado pelos exportadores do Mercosul, o Brasil recebeu apenas 50%. Isso mostra que os parceiros possuem demanda de origens extrabloco. Com a quebra da produção em uma das regiões de maior excedente exportável do planeta, o cereal da região seguirá sendo demandado.

No ciclo 2012/13 a previsão de exportação brasileira é de 7 milhões de toneladas, o que corresponde a 88% do saldo exportável no Mercosul. Estes números mostram que poderá ser necessária a aquisição em origens extra-Mercosul. Com um frete maior e com a Tarifa Externa Comum (TEC) o custo de importação é maior.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Shopping no Recife abre as portas e atrai multidão

O apetite da nova classe média nordestina, cujo consumo baseou o crescimento econômico da região na ...

Veja mais
Batata Ágata detém a preferência de mercado

A cultivar tem um ciclo precoce de crescimento e se adapta normalmente a qualquer região e clima.A batata Á...

Veja mais
Indústrias apostam em rede de parceiros

Se as varejistas apostam em grandes estruturas físicas, muitas indústrias investem em parcerias e trabalha...

Veja mais
Otimismo impulsiona contratação de temporários

Data dá fôlego ao varejo no último trimestre e abre oportunidades para jovens que procuram o primeir...

Veja mais
Antônio Cesa Longo é reeleito presidente da Agas

Antônio Cesa Longo, reeleito presidente da Agas Diretoria da entidade eleita para o bi&ecir...

Veja mais
Amis prevê expansão de até 6% no Natal

Com desempenho superior ao esperado até agora, entidade revisou para cima meta de crescimento em 2012.A proximida...

Veja mais
Custo logístico consome 13,1% da receita das empresas

Estudo da Fundação Dom Cabral mostra que esses gastos reduzem as margens de ganho das companhiasO custo lo...

Veja mais
BRF amplia fábrica em Santa Catarina

Empresa investe R$ 84 milhões para transformar unidade na maior fabricante de salsicha da América LatinaA ...

Veja mais
Videira terá a maior fábrica de salsichas da América Latina

Investimentos no complexo industrial da BRF Brasil Foods em Videira, no Meio-Oeste catarinense, devem tornar a cidade a ...

Veja mais