Agas projeta crescimento de 8,9% para o setor em relação a 2011 e vendas de R$ 1,6 bilhão somente em dezembro
Pelo menos 20% dos R$ 8,2 bilhões a serem injetados na economia gaúcha por conta do 13º salário deverão ser absorvidos pelos supermercados do Estado no mês de dezembro, segundo estimativa da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). “Os dois dias (23 e 24) que antecedem o Natal e os dois dias (30 e 31) que antecedem o Ano Novo irão responder por cerca de R$ 400 milhões em vendas”, estima Antônio Cesa Longo, presidente da entidade. Ele calcula que, durante o último mês de 2012, aproximadamente R$ 1,6 bilhão devam ficar nos caixas do setor. “Em tempos de pleno emprego, quando as pessoas estão trabalhando mais, elas estão dispostas a se presentear e comemorar mais do que nos anos anteriores”, avalia o dirigente.
Segundo estudo encomendado pela Agas ao Instituto Segmentos Pesquisas para saber a percepção dos consumidores com relação às comemorações de fim de ano, cada cliente de supermercado deverá comprar presentes para, em média, seis pessoas. “O setor está preparado com produtos baratos e de conveniência, como bombons e panetones”, sugere Longo.
Os supermercadistas projetam crescimento de 8,9% nas vendas de Natal e Ano Novo, em comparação com o mesmo período de 2011. “Mesmo assim, iremos trabalhar para alcançar um crescimento de dois dígitos”, alinhava o presidente da Agas. “As ofertas já se iniciaram, e já encontram-se panetones e produtos de decoração natalina nas gôndolas, providenciados para estimular a antecipação do consumo.” Segundo ele, a estimativa é de que os supermercadistas gaúchos devam finalizar 2012 com um faturamento de R$ 20,2 bilhões.
De acordo com a pesquisa que avaliou as intenções de compra, as projeções de vendas e as variações de preços de 20 itens de alta procura no período festivo, os produtos típicos e as bebidas deverão puxar as comercializações. Entre os 200 consumidores entrevistados, o gasto médio nestes estabelecimentos será de R$ 326,02 em compras para o Natal e o Ano Novo. Do total de itens, 13 deverão ser adquiridos majoritariamente em lojas do setor. A categoria cervejas é a que mais deve crescer, segundo o presidente da Agas. “Devido ao preço acessível, as cervejas artesanais, premium e com menos álcool já têm tido grande saída no Estado, juntamente com os setores de frutas, sucos e água mineral”, completa.
A venda dos espumantes deve crescer 9% este ano, e os enfeites de decoração irão vender 16% a mais em relação a 2011. Artigos de bazar (14,1%) e brinquedos (12,8%) também devem se destacar na escolha dos consumidores, superando as comercializações do mesmo período do ano anterior. “O setor planeja vender, em dezembro, 4,5 milhões de garrafas de espumantes, 3,6 milhões de unidades de panetones, 800 mil aves natalinas e 5,8 milhões de caixas de bombons”, adiantou Longo, citando alguns dos produtos que deverão ter maior procura entre os meses de novembro e dezembro. No total, as vendas específicas para o Natal e Ano Novo devem representar 20,8% do faturamento total dos supermercados nos dois últimos meses de 2012.
Produtos natalinos estão mais caros
Em média, os preços dos produtos típicos das festas de final de ano estão 8,5% superiores aos praticados em 2011 pelos supermercados gaúchos. O consumidor deve se preparar para o aumento do preço (de 14,7% em relação a 2011) das aves natalinas e da carne de costela de boi (8%). “Mas o setor de carne suína (que teve reajuste de 8%) deverá promover descontos que possibilitem o aumento de 20% na demanda do produto em relação ao ano passado”, pondera o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo. Também as cervejas e frutas secas estarão mais caras, em vista da carga tributária. “Estes produtos estão com uma margem de valor agregado (MVA) da substituição tributária muito superior à média de preços que está sendo colocada em prática no mercado”, ressalta. “Por isso, iremos à Secretaria da Fazenda do Estado amanhã propor uma pesquisa paga pela Agas para repassar ao governo o real preço destas mercadorias, uma vez que as margens de cálculo que estão sendo utilizadas são as de São Paulo.”
De acordo com estudo encomendado pela Agas, 50% dos consumidores deverão pagar suas compras à vista (em dinheiro ou cartão de débito) e os outros 50% irão optar pelo prazo do cartão de crédito. “Este ano, irão ocorrer menos sorteios por parte dos supermercados, que irão apostar mais em promoções focadas nos preços dos produtos”, adianta Longo, destacando que, para este final de ano, o setor investiu mais na linha de decoração de Natal do que em anos anteriores. “Hoje em dia, isso é fundamental para que as pessoas – em tempos de muita informação e muita atividade – não deixem para se lembrar da data apenas três dias antes de ela ocorrer.” O dirigente lamenta que, conforme a pesquisa, 70% dos brinquedos que deverão ser comprados como presentes nos supermercados serão artigos importados.
Veículo: Jornal do Comércio - RS