VIII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária acontece de 21 a 25 de novembro, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realiza de 21 a 25 de novembro a VIII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária - Brasil Rural Contemporâneo 2012, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.
Durante cinco dias, 650 expositores e organizações da agricultura familiar de todas as regiões do País mostrarão a cultura e a riqueza de uma parcela da população que produz a maioria dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.
Com uma área de 40 mil metros quadrados, o evento é considerado a maior Feira do gênero da América Latina, e contará com vários espaços temáticos projetadas para apresentação dos produtos diretamente ao público como: Praça da Sociobiodiversidade, Talentos do Brasil, Praça da Cachaça, Organização Produtiva das Mulheres, Praça dos Orgânicos, Casa do Queijo e Casa do Incra, entre outros espaços.
As grandes novidades desta oitava edição são: o espaço Diálogos Brasil Rural, com debates de temas relevantes para o desenvolvimento agrário, que serão transmitidos ao vivo pela internet (www.mda.gov.br/feira ) e com a participação do público por meio das mídias sociais; a Praça dos Povos e Comunidades Tradicionais, que mostrará em 15 estandes produtos que expressam a capacidade produtiva de indígenas, quilombolas, extrativistas, ribeirinhos e pescadores artesanais; e a Casa do Queijo, onde os visitantes poderão ter conhecimento de como são produzidos e degustar diversos tipos vindos de todas as regiões do País.
Além disso, o evento abrigará também o Espaço do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Espaço Brincante, o Espaço de Redes de Empreendimentos Familiares, Estandes Coletivos e Espaços Gastronômicos.
"A feira será uma vitrine para o consumidor e para as empresas. Uma grande oportunidade de comercialização, de aproximação da oferta junto à demanda. Nós estamos mobilizando o setor privado visando promover compras. Teremos representantes do setor hoteleiro, de bares e restaurantes, supermercados, lojas de conveniência, cosméticos, indústrias de alimentos", explica o coordenador geral do evento, Arnoldo de Campos.
Ritmos, sons e manifestações artísticas e musicais das cinco regiões do Brasil também farão parte do evento e animarão os palcos Multicultural e Tablado de Raiz. Serão cerca de 30 apresentações musicais envolvendo quase 300 artistas.
Com uma imensa capacidade produtiva, a agricultura familiar é responsável por 10% do PIB nacional. Hoje, são mais de 4,3 milhões de famílias agricultoras.
As sete edições do Brasil Rural Contemporâneo reuniram, ao todo, mais de 850 mil pessoas, segundo o MDA.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)/ Portal Abras