Pesquisa revela queda na produção de têxteis e calçadistas, devido à concorrência externa.
Pesquisa encomendada pela Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios de Minas Gerais, ligada à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), mostra que o Estado é o terceiro produtor brasileiro de têxteis e confecções - perde para São Paulo e Santa Catarina - e ocupa a quinta posição no ranking calçadista do país.
O Estado possui 5 mil indústrias têxteis, que geram 179 mil empregos, além de 1,4 mil empresas calçadistas, responsáveis por 37 mil das vagas formais. Os dados, segundo o presidente da Câmara da Fiemg, Flávio Roscoe, indicam que houve queda na produção desses setores, atribuída, sobretudo, à concorrência de importados, com destaque para mercadorias chinesas.
O setor têxtil e de confecções em Minas produz anualmente 1,2 bilhão de peças, tendo respondido por 12% da produção total do Brasil em 2011. Movimentou cerca de R$ 14 bilhões no mesmo período, o que representa 10% do faturamento total do segmento no país. Cerca de 10,4 mil toneladas, ou 3,5%, do total de têxteis e confeccionados fabricados em Minas foram exportados. O volume de vendas para o exterior corresponde a 1% do total do país.
O setor de têxteis e confecções cresceu menos em Minas do que no Brasil. No Estado, a abertura de novas indústrias entre 2007 e 2011 registrou crescimento de 9,5%, contra 17,5% do país. Situam-se em Minas 14,% das indústrias da cadeia têxtil nacional, 23,5% das manufaturas têxteis e 12,5% das indústrias de confecção.
O Estado conta com sete polos confeccionistas, o maior deles localizado em Divinópolis (Centro-Oeste), município responsável por 21,5% da produção estadual do setor. Os outros polos são Belo Horizonte, Juiz de Fora, Montes Claros, Muriaé, Monte Sião, detendo 70% da produção.
Calçados - Já a produção nacional de calçados cresceu apenas 1,3% entre 2007 e 2011, enquanto em Minas a expansão foi de 3,7%. Em 2011, a produção recuou 8,4% no Brasil e um pouco menos em Minas, 6,9%.
Minas Gerais produz 11% dos sapatos fabricados no país, ocupando a quinta posição entre os estados produtores de calçados do país, com 90 milhões de pares por ano. O destaque no Estado é na fabricação de calçados esportivos, que representam 48,5% do total produzido e 51,3% do faturamento.
O estudo foi focado no polo de Nova Serrana - que abrange ainda os municípios de Araújos, Bom Despacho, Pará de Minas, Perdigão e São Gonçalo do Pará - de Belo Horizonte e região - com indústrias localizadas em Betim, Contagem, Itaguara, Itaúna, Matozinhos, Oliveira e Sete Lagoas-, além do polo de Uberaba, no Triângulo Mineiro, onde estão incluídas as cidades de Uberlândia e Araguari.
Os três principais polos calçadistas respondem por 78% das empresas do setor em atividade em Minas, por 94% do pessoal ocupado e 98% da produção de calçados.
Já a produção no Brasil neste ano deverá ter recuo de 1,5% em número de pares fabricados, depois de uma queda de 8,4% em 2011. Em Minas Gerais, a retração deve alcançar cerca de 2% em número de pares, queda menor do que a registrada no ano passado, de 6,9%.
Veículo: Diário do Comércio - MG