Setor quer barreira ao leite importado

Leia em 2min 40s

A entrada de produtos lácteos do Uruguai e Argentina está tirando empregos nos laticínios brasileiros



Representantes dos diversos segmentos do setor lácteo, que desde a última terça-feira participam em Brasília da Conferência Nacional do Leite, vão propor hoje, às 10 horas, ao ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), que convença a governo federal a restringir as importações do Uruguai e da Argentina.

O deputado federal Alceu Moreira (PMDB-RS), relator da subcomissão do Leite da Câmara dos Deputados, acredita que a cadeia láctea dará respaldo político para que o ministro consiga estabelecer limites às importações.

Os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio mostram que as importações brasileiras de produtos lácteos cresceram 64% nos últimos dois anos, passando de 79 mil toneladas entre janeiro a setembro de 2010 para 129,2 mil toneladas nos nove meses deste ano. Na comparação com 2011, o crescimento é de 12%.

Entre janeiro e setembro de 2012, as importações de lácteos uruguaios cresceram 162% (para 54,7 mil toneladas), da Argentina, 32% (para 60,8 mil toneladas) e do Chile, 93% (para 5,6 mil toneladas).

Alceu Moreira argumenta que a entrada de produtos lácteos dos países vizinhos está tirando empregos nos laticínios brasileiros.

Ele classifica como "lixo, resíduo industrial", o soro de leite em pó uruguaio que é comercializado no mercado brasileiro. Na opinião do deputado, o sistema de cotas de importação, como o acordado entre os setores privados do Brasil e da Argentina, não resolve o problema. "Eles reduziram as vendas de leite, como estava previsto, mas aumentaram as de derivados. Entretanto, um quilo de queijo equivale a 10 litros de leite", disse.

O deputado afirmou que as pesquisas mostram que consumo de produtos lácteos no Brasil passou de 123 kg por habitante/ano em 2010 para 154 kg em 2012, mas o produtor brasileiro não se beneficiou da expansão do mercado, porque a produção nacional se manteve estagnada no período. Ele observa que a melhora do poder aquisitivo aumentou o consumo dos derivados de leite, favorecendo justamente os produtos importados. Os dados oficiais revelam que nos últimos dois anos as importações de queijo cresceram 69%, com destaque para a Argentina (+108%) e em seguida a União Europeia (+48%).


Conseleite - Um dos resultados práticos da conferência é a proposta de criação do Conselho Nacional do Leite (Conseleite), que será responsável pelo acompanhamento da implantação das políticas definidas para o setor.

Moreira explicou que a conferência deste ano resultou de 12 audiências públicas realizadas neste ano nos principais estados produtores e para o próximo ano já estão previstas 17 audiências entre julho a setembro, quando serão escolhidos os delegados para o encontro nacional marcado para novembro em Brasília.

O Conseleite nacional seguirá os moldes dos fóruns estaduais, já existentes em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Paraná. Moreira destacou a importância da participação dos representantes dos produtores nos conselhos, que definem o preço a ser pago pelas indústrias na compra do leite, "porque os parâmetros técnicos reduzem a desconfiança".

Ele afirmou que a principal preocupação é com a sustentabilidade do setor, pois os investimentos, muitas vezes com financiamentos públicos, são altos e por isso precisam de uma política que garanta renda. Na opinião do deputado, o setor lácteo "precisa de proteção sem protecionismo". (AE)


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Lojas compactas surgem para atuar em municípios menores

Ao pensar em pequenas cidades, que não comportam um modelo tradicional de loja, mas que têm grande potencia...

Veja mais
Ex-Diretor da Cargill comandará Marfrig em 2014

No momento em que sofre pressão dos investidores para reduzir seu elevado endividamento e pagar seu passivo de cu...

Veja mais
Reeleição de Obama cimenta política monetária do Fed

A vitória eleitoral do presidente Barack Obama significa que a política de dinheiro fácil do Federa...

Veja mais
Kraft lucra 12,7% mais no trimestre

A Kraft Foods, responsável por operações de mercearia e bebidas da ex- Kraft Inc., registrou lucro ...

Veja mais
Novo acionista da Danone, Nelson Peltz chega à França

O investidor ativista Nelson Peltz levou pela primeira vez sua estratégia agressiva para a França, ap&oacu...

Veja mais
Azeite Andorinha volta às telas

Parte da estratégia de marketing da Azeite Andorinha envolverá este mês o retorno da personagem Ando...

Veja mais
Brasileiro está mais exigente e quer consumir mais grifes

Classe C tornou-se mais consciente e passou a exigir qualidade nos produtos que deseja comprarUma nova classe méd...

Veja mais
Grupo L’Oréal inaugura a sua maior fábrica

Unidade, localizada na Indonésia, é grande aposta para abastecer mercados da Ásia O grupo franc&...

Veja mais
Savegnago participa do dia Nacional da Coleta de Alimentos

Meta é arrecadar 5 toneladas em Ribeirão Preto e Sertãozinho Seis lojas da rede Savegnago Supermer...

Veja mais