O comércio varejista de Belo Horizonte vai movimentar R$ 2,99 bilhões durante o período de Natal. A projeção da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH) é de que as vendas em 2012 cresçam entre 7% e 9% em relação ao ano passado. Há diversos fatores para explicar o otimismo. O primeiro, ressalta a economista da entidade Ana Paula Bastos, é o próprio apelo emocional das comemorações do Natal, outro é o cenário econômico fortalecido pela injeção de R$ 11,9 bilhões no Estado referentes ao pagamento do 13º salário. Somado a eles estão as medidas de incentivo ao consumo e a redução das taxas de juros.
"Neste ano, diversas medidas para incentivar o consumo foram adotadas, como ampliação da oferta de crédito, a redução do IPI para vários setores e os cortes sucessivos nas taxas de juros", explica a economista. O que também contribui para as projeções otimistas é o mercado de trabalho aquecido, com baixos índices de desemprego e o aumento da massa salarial, fatores que elevam a confiança do consumidor e sua disposição para comprar, presentear e comemorar. "No ano passado, com uma base forte vinda de 2010, houve aumento de vendas em dezembro. Este ano vai ser melhor", prevê.
Para estimular os negócios, a CDL-BH vai realizar em sua sede, entre os dias 26 a 30 deste mês, uma campanha de quitação de débitos, para que as pessoas consigam pagar dívidas vencidas, limpar o nome e voltar a ter disponibilidade de crédito. Durante a semana, representantes de diversos estabelecimentos comerciais se reúnem na CDL para negociar as dívidas e encontrar formas de aliviar a situação dos consumidores. "Setembro e outubro são meses de pico da inadimplência, por isso a campanha é muito importante", ressalta Ana Paula.
Parceria - A CDL-BH e o grupo Anima - controlador dos centros universitários UNA, UNI-BH e Unimonte, em Santos (SP) - firmaram parceria para oferecer cursos para o comércio varejista e para o setor de serviços. O objetivo, explica Anderson Rocha, vice-presidente da CDL, é que a Câmara de Dirigentes Lojistas concentre a atuação na pesquisa e desenvolvimento de projetos educacionais, passando para o grupo Anima a parte operacional. "Nós vamos identificar as tendências do varejo e criar produtos educacionais para suprir suas necessidades", afirma. Caberá à UNA e UNI-BH organizar, escolher professores, dar as aulas e oferecer toda a infraestrutura aos alunos.
o mesmo serviço oferecido hoje pela Faculdade de Tecnologia do Comércio (Fatec), da CDL-BH, fundado em 1998. Os alunos da Fatec, a partir de 2013, vão freqüentar aulas em uma das duas instituições (UNA ou UNI-BH). Serão oferecidos cursos de graduação, de pós-graduação e alguns de curta duração. "Estamos procurando nos focar na pesquisa e desenvolvimento de produtos educacionais em nosso segmento, e vamos terceirizar a parte operacional", resume o vice-presidente da CDL.
Segundo o vice-presidente de Operações do grupo Anima, Mauricio Escobar, o grupo educacional passa a ser responsável pela capacitação e desenvolvimento dos mais de 11 mil associados da CDL/BH, oferecendo cursos focados nas necessidades dos lojistas. As instituições controladas pelo Anima têm 42 mil alunos e 3,5 mil funcionários.
Veículo: Diário do Comércio - MG