Lojas de cosméticos apostam no avanço da demanda no País

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Com a chegada antecipada das temperaturas do verão e o aquecimento das vendas de produtos de higiene e beleza, as redes de cosméticos têm previsões e expectativas muito otimistas para o final do ano e início de 2013. A previsão dos lojistas é vender até 20% a mais no período de Natal, na comparação com a ano passado, e os empresários já têm planos traçados para o ano que se inicia em breve.

A Sephora, por exemplo, que iniciou sua operação no Brasil este ano, deve abrir mais três lojas no País até o final de dezembro, sendo uma no Shopping Morumbi, em São Paulo, e outras duas na cidade do Rio de Janeiro. "No ano que vem a expansão continua. Temos previsão de abrir de quatro a seis lojas em 2013 e a ideia é continuar investindo no País, pois ainda há muita coisa para fazer aqui", diz Carlos André Montenegro, diretor da Sephora Brasil.

O empresário tem muitos motivos para comemorar os resultados de 2012. No último mês de julho foi inaugurada a primeira loja Sephora no Brasil, no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, que foi visitada por mais de cinco mil pessoas no primeiro dia de funcionamento.
"Os números falam por si. Tivemos um início fantástico, nossa loja é um dos maiores tráfegos do shopping até hoje, com filas na porta até em dias de semana. Estamos muito contentes com o resultado", comenta Montenegro.

O diretor acrescenta que, por enquanto, Rio de Janeiro e São Paulo são os locais previstos para a atuação da rede, que aos poucos deve se expandir para as principais cidades e capitais do País. "No Brasil não só a distribuição de lojas e perfumarias de prestígio é limitada, como também há uma demanda reprimida de marcas. São nomes que os brasileiros conhecem quando viajam para o exterior e quando voltam não encontram mais esses produtos para consumir aqui", comenta.

Montenegro conta que a Sephora já trouxe 15 marcas para o Brasil este ano e planeja uma nova onda de produtos no próximo ano. "Devemos lançar mais uma marca até o final do ano e apostamos em muitos produtos de Natal. São diversas coisas novas na loja para ter números ainda melhores no final do ano. Estamos animados e a expectativa é incrível", expõe o executivo.

Ele ainda acrescenta que as lojas brasileiras da Sephora tentam ao máximo ter um sortimento de produtos muito parecido com o das lojas do exterior. "Nem todas as marcas que existem na Europa e nos Estados Unidos nós temos no Brasil, mas nós tentamos, sem dúvida, reproduzir a experiência de compra que o consumidor tem lá fora. Os móveis são idênticos, e você pode experimentar e tocar em todos os produtos", completa.

Mercado

Entre os fornecedores de produtos cosméticos a situação também é positiva. Para Délio de Oliveira, superintendente da divisão Cosmética Ativa da multinacional francesa L'Oréal, 2012 foi um ano fantástico. "O mercado de cosméticos cresce 15% e nós estamos crescendo 31%, ou seja, mais que o dobro. Obviamente não tem como não estar feliz com os resultados", comemora.

Na opinião do empresário, dois fatores influenciaram os resultados deste ano. O primeiro foi a alta temperatura registrada mesmo ao longo do inverno, que intensificou a busca por produtos de cuidados com o sol, por exemplo. O segundo motivo, de acordo com Oliveira, é a questão dos novos produtos da empresa, mais adaptados para a pele da mulher brasileira. "Estamos adaptando cada vez mais nossos produtos, tanto na parte de proteção solar quanto na questão antirrugas, tentando fazer fórmulas mais adaptadas para o nosso tipo de pele, que é um pouco mais oleosa que no restante do mundo, principalmente em comparação com a europeia", declara o empresário.

Oliveira também tem boas expectativas para o encerramento do ano. "Nós devemos terminar acima do que tínhamos orçado para o ano. A França está bem feliz com o que nós estamos fazendo aqui no Brasil. Hoje somos a terceira divisão da empresa no mundo e no ano que vem devemos passar a Alemanha e ficar em segundo, atrás somente da França. Só bons resultados."

Boticário

Outra rede que espera um bom desempenho nos últimos meses do ano é O Boticário, que acaba de anunciar sua entrada no mercado de cosméticos multimarcas com a nova rede, denominada The Beauty Box.

"Somos otimistas, acreditamos que este Natal será melhor que o do ano passado. Projetamos vender até 20% a mais do que em 2011", afirma Artur Grynbaum, presidente da empresa e que semana passada recebeu o Prêmio Atualidade Cosmética, de Profissional do Ano de 2012.
De acordo com o executivo, a companhia já está em fase de discussão de planos para 2013. "Nossa meta para este ano eram 150 novas lojas; vamos ultrapassar esse plano e acrescentar novas unidades", declara.


Veículo: DCI


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