A Casa Rio Verde, tradicional casa de bebidas de Belo Horizonte, comercializa cestas de Natal há 23 anos. Com expectativa de aumento de 20% nas vendas desses itens neste ano com relação à mesma data 2011, a empresa diversifica o mix de produtos e inova na forma de apresentação dos vinhos oferecidos. A Casa Rio Verde não repassou a alta do dólar para as cestas de Natal, que representam 1/3 do faturamento do mês de dezembro no estabelecimento.
Gerente de importação da Casa Rio Verde, Haendel Roberto relata um acréscimo de vendas de 20% neste ano ante à mesma data em 2011. "Aposto neste aumento das vendas porque já temos um trabalho consolidado neste mercado", alega. Neste ano, além do mix de produtos diversificados das cestas de Natal, a Casa Rio Verde traz uma novidade na maneira de apresentação das bebidas. "Cada cesta acompanha, além dos itens, uma ficha técnica de todos os vinhos que a compõem", esclarece Roberto.
As cestas utilizadas pela Casa Rio Verde para montar os kits são produzidas artesanalmente pela tradicional família Saccaro, na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. "Desde o início, trabalhamos com as cestas dessa família gaúcha - conhecida na região pela fabricação de móveis artesanais - por serem produtos de grande qualidade", explica Roberto.
Sobre os produtos que integram os kits de Natal da Casa Rio Verde neste ano, Roberto destaca que o vinho é o item principal. "A cesta contém inúmeros produtos típicos da época, mas o ponto central das cestas são mesmo os vinhos", explica. De acordo com Roberto, os importados têm presença marcante nas cestas e respondem por 95% do total de vinhos utilizados para compô-las. "Contudo, temos também dois espumantes de ponta e um vinho tinto nacionais, além dos itens alimentícios que também não são importados", esclarece.
Para o gerente de importação da Casa Rio Verde, as cestas de Natal são um presente democrático. "As pessoas não consomem os produtos sozinhas, quando elas as ganham ou compram um kit, sempre dividem com familiares e amigos", fala.
Confiança - Segundo Haendel Roberto, as cestas de Natal são produtos muito delicados e o consumidor precisa confiar na empresa para adquiri-las. " preciso muito cuidado na escolha dos produtos e na entrega com pontualidade, sendo assim, é necessário ter uma imagem confiável para o cliente. Por esse motivo, neste ano, a Casa Rio Verde reconquistou muitos consumidores que se arriscaram com os concorrentes no ano passado e não gostaram da experiência", revela
Haendel Roberto garante não ter repassado a alta do dólar para as cestas de Natal. "A variação cambial para os vinhos foi de aproximadamente 25% de um ano ao outro, mas diante das dificuldades da economia e de muitas empresas, preferimos reduzir os custos e não repassar esse aumento", afirma.
Haendel Roberto ressalta que as vendas das cestas de Natal representam 1/3 da receita do mês de dezembro. "Além disso, as vendas de dezembro representam quatro vezes a venda média mensal da casa e, certamente, os kits natalinos contribuem para este bom desempenho", conclui.
Veículo: Diário do Comércio - MG