O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, determinou ontem a imediata realização de um novo estudo de viabilidade econômica, financeira e social do trecho ferroviário de 63 km entre Caxias do Sul e Bento Gonçalves, na serra gaúcha, tendo em vista a reativação do transporte de passageiros e de cargas. "Além do estudo de viabilidade, vamos encaminhar a elaboração do projeto executivo, senão acabamos fazendo apenas estudos e o assunto não avança", enfatizou o ministro. Ele determinou à sua assessoria medidas concretas para viabilizar a reativação do trecho.
A reativação pode demorar. O estudo deve ficar pronto em até dois anos, quando será feito edital de licitação para escolha do consórcio privado que irá explorar a concessão. Depois leva-se mais um ano para publicação dos editais para definir as empresas que farão as obras para operacionalização da linha. "Em 2010 vamos completar 100 anos da chegada do trem e da elevação de Caxias à condição de cidade", lembrou o prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, ao ministro Nascimento, que viu no centenário uma possibilidade para concretizar a assinatura dos convênios.
O trecho Caxias-Bento Gonçalves é um dos 14 em todo o Brasil selecionados pelo ministério para a realização de estudos de viabilidade para implantação dos trens regionais. "Na listagem do ministério ocupamos a terceira posição", disse o secretário municipal da Cultura, Antonio Feldmann, considerando que existe a possibilidade de o estudo ter a participação de técnicos do ministério das Cidades e bancado com recursos do BNDES "para acelerar os trâmites".
O BNDES já se manifestou favorável a financiar não apenas a operação, mas a indústria de peças e equipamentos. Entre as linhas regionais que podem sair do papel estão trechos de Fortaleza-Sobral (CE), Recife-Caruaru (PE), Vitória-Cachoeiro do Itapemirim (ES), Campos-Macaé (RJ), Belo Horizonte-Viçosa (MG), São Paulo-Itapetininga (SP), Pelotas-Rio Grande (RS), Brasília-Luziânia (DF) e Maringá-Londrina (PR) - sem contar os dois grandes projetos para o futuro: a ligação São Paulo-Campinas e Rio-São Paulo.
Num estudo de 2001 sobre a viabilidade para o trecho Caxias-Bento Gonçalves, foi identificado volume de recursos de quase R$ 30 milhões. O trem passaria por cinco cidades, utilizando frota de sete unidades duplas, com potencial de 2,1 milhões de passageiros/ano no quinto ano de operação
Veículo: Gazeta Mercantil