O Grupo Bimbo, fabricante mexicano dos bolos Entenmann’s e dos pães Oroweat, afirmou que chegou a um acordo para adquirir a unidade de panificação da George Weston Foods por US$ 2,4 bilhões, em sua busca para se tornar a maior empresa de panificação do mundo.
O grupo comprará as marcas Arnold, Boboli, Brownberry e Thomas, que, somadas, registraram US$ 2,2 bilhões em vendas no período entre janeiro e outubro, informou ontem a companhia em uma nota dirigida à bolsa de valores da Cidade do México. A Weston Foods possui 22 fábricas e emprega mais de 8 mil funcionários.
O Grupo Bimbo já investiu mais de US$ 200 milhões este ano na aquisição de empresas na América Latina e China, em um esforço para reduzir a sua dependência do mercado mexicano. O México respondeu por 67% das vendas do grupo no terceiro trimestre deste ano, e os Estados Unidos por uma parcela de 22%.
O principal executivo da Bimbo, Daniel Servitje, afirmou que tem como meta transformar a companhia na maior empresa de panificação do mundo no prazo de dois anos. "Esta é a transação mais importante do Grupo Bimbo e uma das maiores na história da indústria da panificação", destacou ontem Servitje.
A companhia tornou-se este ano a maior do setor no Brasil, após adquirir 75% da Nutrella Alimentos, operação realizada em maio. O grupo Bimbo possui 80 fábricas no mundo, e está presente em 19 países. No Brasil produz as marcas Pullman, Plus Vita, Ana Maria, Firenze, entre outras.
Veículo: Gazeta Mercantil