Empresários de Minas discutem futuro do setor de panificação

Leia em 2min 30s

Empresários e entidades que representam a panificação em Minas Gerais se reuniram ontem para discutir o futuro do setor. O encontro faz parte do projeto Visão de Futuro para as Padarias de Belo Horizonte desenvolvido pelo Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG) e com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

O presidente da Amipão, José Batista de Oliveira, explicou que dentro desse projeto foi contratada uma consultoria que, junto com as entidades, realizou uma pesquisa no mercado mundial para mapear diversas possibilidades de negócios ao redor do mundo. "Nosso objetivo é identificar quais deles podem servir de modelo para as padarias de Minas Gerais e aplicá-los aqui", disse. "Temos que pensar no futuro com a cabeça nele. A dinâmica do mundo muda muito rapidamente", completou.

Para ele, o modelo de negócios que mais se enquadra ao cenário de Belo Horizonte foi encontrado no estado norte-americano da Califórnia. "Nesse modelo, a padaria dá sustentação para uma ampla área de alimentação, com almoço, lanche, café da manhã, happy hour, tudo isso usando o pão como base. Assim, eles agregam valor ao pão e têm um faturamento maior em cima dos produtos que a própria padaria fabrica", explicou.

O próximo passo, de acordo com Batista de Oliveira, é aprofundar as discussões em cima dos modelos de negócios que foram apresentados ontem para depois traçar as ações que serão desenvolvidas. "O setor de panificação tem uma preocupação muito grande com as padarias estarem inovando sempre e, assim, conseguindo se sustentar economicamente", observou. As ações que forem definidas dentro do projeto serão apresentadas aos empresários em fevereiro do próximo ano, quando terá início a etapa de implantação dessas ações.

A gerente de atendimento coletivo da indústria do Sebrae-MG, Marise Xavier Brandão, lembrou que o setor de panificação na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) soma cerca de 1,2 mil empresas das quais a grande maioria são microempresas e empresas de pequeno porte. "Dentro desse cenário, nós procuramos quais são os modelos em outros países que podem ser enquadrados nessas empresas e apresentamos aos empresários", explicou.


Mudanças - Ela destacou ainda que o setor de panificação está passando por mudanças constantes e que muitos países já passaram por esse processo. "Na Califórnia, por exemplo, o pão industrial, por muito tempo, predominou no mercado devido à sua praticidade. No entanto, hoje o pão artesanal voltou à liderança, pois as pessoas estão buscando maior qualidade de vida, mas é preciso agregar valor a ele.  isso que queremos mostrar aos panificadores mineiros", afirmou.

Marise Xavier Brandão também ressaltou que as entidades como a Amipão, o Sebrae-MG e a Fiemg podem somente estimular a decisão final do empresário. " preciso que os empresários se sensibilizem para aderir ao projeto. Pois a decisão de investir ou não é deles", conclui.


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Jabuticaba resiste à carência de pomares comerciais

A safra terminou no mês passado, mas Valdir Fagan e a esposa Neusa ainda estão às voltas com a comer...

Veja mais
Parceria com estilistas famosos é caminho sem volta para varejistas

Para redes como Riachuelo, C&A e Marisa, coleções criadas por grandes nomes da moda geram visibilidade...

Veja mais
Distribuição de gasolina está no limite

Constatação foi feita pelo Sindicom ao divulgar que a venda de combustíveis vai crescer seis vezes ...

Veja mais
Vendas de remédios crescem 18% no mês

As vendas de medicamentos fecharam outubro com alta de 7,6% em relação a setembro e de 18,1% na compara&cc...

Veja mais
Câmaras vão incentivar três cadeias produtivas no RS

Olivicultores, alambiques e produtores de cerveja ganham um fórum de diálogo permanente com o governo ga&u...

Veja mais
Indústria calçadista otimista com o início de 2013

O setor calçadista brasileiro se despede do ano com uma boa perspectiva futura, mesmo que tenha experimentado um ...

Veja mais
Pequenos e médios lojistas terão site de compra coletiva

Os pequenos e médios varejistas de São Paulo e do Rio de Janeiro contam agora com uma nova forma de inseri...

Veja mais
Indústria busca alternativas à redução de oferta de trigo

Suspensão dos embarques argentinos afeta fabricantes gaúchosA suspensão dos embarques de trigo da s...

Veja mais
Cai a área plantada com algodão

Grandes produtores de algodão pisam no freio    Os grandes produtores de algodão do pa&iacu...

Veja mais