Varejo prevê começo da 'virada' das vendas do Natal

Leia em 3min 10s

A "angústia" a qual se referiu ontem Enéas Pestana, presidente do Grupo Pão de Açúcar, em relação ao ritmo de vendas nas lojas, a poucos dias do Natal, reflete a percepção que existe no varejo hoje. Em evento na manhã de ontem, Pestana disse que normalmente fica "angustiado" para saber se vai vender ou não a quantidade planejada" para o fim de ano - atribuindo o atraso nas compras à falta de espaço para armazenagem em casa. Mas a ansiedade atual do setor sobre o desempenho na melhor data do ano do varejo existe por outras razões.

Ao longo desta semana, até a data de ontem, redes de supermercados ouvidas pelo Valor registraram vendas abaixo do verificado no mesmo período de 2011. A "virada" tem que acontecer a partir de hoje, com a chegada da segunda parcela do 13º salário e a proximidade do Natal, dizem as redes.

Se isso não ocorrer, será o primeiro indício de um fim de ano fraco, algo não esperado pelas varejistas hoje - a maioria das lojas espera Natal melhor que 2011, segundo pesquisas. A princípio, há certo otimismo, respaldado no fato de que o lojista poderá realizar vendas no sábado, domingo e na segunda-feira. Em 2011, existiu apenas o sábado para as compras (o dia 25 caiu no domingo).

"Pode existir uma preocupação do mercado com base no desempenho verificado até agora, mas a partir de amanhã [hoje], isso tende a mudar", diz Alain Benvenuti, vice-presidente de perecíveis do Walmart.

O que ocorre é que, ao se comparar a venda registrada ontem, (quarta-feira) com a venda registrada na quarta-feira anterior ao Natal do ano passado - portanto, mesma data de comparação - há uma queda no resultado nas lojas. Isso porque, em 2011, a quarta-feira aconteceu no dia 21, após a chegada do 13ª salário e mais perto do Natal. Portanto, ano a ano, a conclusão não é das melhores até agora. "Hoje [ontem] já melhorou alguma coisa, amanhã [hoje], tem que melhorar mais", disse José Barral, presidente do grupo Sonda. Grandes cadeias como Pão de Açúcar, Walmart, Carrefour e Sonda acompanham em relatórios diários o desempenho das lojas.

"Estávamos de 5% a 8% abaixo [em vendas] em relação ao ano passado, mas hoje [ontem], já equilibrou", disse José Roberto Tambasco, diretor vice-presidente de negócios do varejo do Grupo Pão de Açúcar. Em 2007, o Natal caiu no mesmo dia deste ano (terça-feira) e o desempenho das lojas começou a melhorar após o dia 20, lembra Tambasco, que buscou os números de vendas da empresa naquele período para analisar desempenho. A empresa decidiu criar uma ação para a rede Extra na madrugada de sexta para sábado chamada "madrugada doida". A ideia é diluir o movimento nas lojas para outros períodos do dia.

Como a comemoração da data neste ano acontece da segunda-feira para a terça-feira - e o varejo terá um final de semana e a segunda-feira com as lojas abertas - a venda acontecerá de forma mais espaçada. "Além disso, o varejo se preparou melhor neste ano, de maneira a diminuir para o consumidor o estresse da compra, com entregas da indústria já feitas e produtos na gôndola", diz Benvenuti, do Walmart, que prevê uma alta de cerca de 15% nas vendas das aves neste Natal. Benvenuti lembra que 75% da venda de suínos e aves acontece nos três dias anteriores ao dia 25.

Se o comércio não vender, a saída pode ser devolver produtos, especialmente as carnes. Aves e suínos podem ser comprados em consignação, a depender do contrato com a indústria. Quem compra com essa possibilidade de devolução tem condições comerciais menos interessantes, mas não amarga o risco do estoque.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Vale do São Francisco busca aumento de produtividade

Aplicativos rastreiam produtos das fazendas até as gôndolas    Responsável pela expor...

Veja mais
Marcas próprias movimentam R$ 2,8 bilhões

Considerados coadjuvantes nas prateleiras de grandes redes supermercadistas do Brasil -como o Grupo Pão de A&cced...

Veja mais
Vigor planeja fazer aquisições para entrar no Nordeste e no RS

A fabricante de lácteos Vigor planeja entrar nos mercados do Nordeste e do Rio Grande do Sul por meio de aquisi&c...

Veja mais
Com benefício, vendas podem crescer até 10% em 2013

Os fabricantes de fogões, geladeiras e lavadoras de roupa estavam sorridentes ontem no fim do dia, depois de ouvi...

Veja mais
Empresas se preparam para os pedidos de ceia de Natal

Neste período de festas de fim de ano muita gente se prepara para viajar e não quer se preocupar em prepar...

Veja mais
Santa Catarina estima perda de 30% da maçã

Associação dos Produtores de Maçã prevê queda de 30% da safra. A colheita da maç...

Veja mais
Mercado brasileiro de arroz continua em queda livre

Os preços do arroz continuam em queda no mercado gaúcho, conforme levantamentos do Cepea. Entre 11 e 18 de...

Veja mais
Vigor amplia distribuição e espera atingir receita de R$ 7 mi

A fabricante de alimentos Vigor focará sua expansão nos próximos quatro anos na ampliaç&atil...

Veja mais
Mercado de feijão apresenta demanda retraída

Compradores pressionam em busca de preços inferiores aos cotados, porém não obtiveram sucesso diant...

Veja mais