Empresas oferecem produtos diferentes como panetones artesanais e assados.
Além de uma comemoração, as festas de confraternização do fim de ano aquecem as vendas no setor de panificação. De olho no Natal e no Réveillon, as empresas incluem produtos diferenciados no cardápio como panetones artesanais e os tradicionais assados, para conquistar o maior número de clientes. Segundo o Sindicato das Indústrias de Alimentação de Brasília (Siab), no Distrito Federal, nos meses de novembro e dezembro, há um incremento de 30% nas vendas das padarias.
José Jofre Nascimento, presidente do Siab e proprietário da padaria Divino Pão, na cidade do Núcleo Bandeirante, destaca produtos que ocupam as prateleiras dos estabelecimentos no final de ano, como assados de leitão e aves e rabanadas. "Nesta época, as panificadoras oferecem produtos diferenciais aos seus clientes. o caso do panetone artesanal, produzido sem uso de conservantes e mais fresco que os similares industriais", exemplifica.
Paulo Sérgio Dias Lopes, proprietário da Panetutti, em Brasília, conta que a sua empresa já começa a preparar guloseimas natalinas como rabanadas no mês de novembro. "Esses produtos dão uma alavancada nas vendas", garante. Paulo destaca que os recursos do 13º salário contribuem para o aumento no movimento nas panificadoras nos dois últimos meses do ano.
Paulo revela que o ápice do trabalho para os festejos natalinos em sua empresa acontece em 23 de dezembro, um dia antes da véspera de Natal. Na noite desse dia, segundo ele, os funcionários da Panetutti produzem de 100 a 120 encomendas.
Carlos Freire, da Casa do Pão, também em Brasília, diz que no mês de dezembro as vendas da sua empresa aumentam em 60%. "No final de ano existe a possibilidade de se ter um bom retorno financeiro com a venda de produtos de valor agregado maior", afirma. (ASN)
Veículo: Diário do Comércio - MG