LG começa a vender TVs de OLED

Leia em 1min 50s

Aparelho de 55 polegadas pesa menos de 10 kg, mas custa US$ 10 mil


A LG Electronics começou a aceitar nesta quarta-feira pedidos para televisores com telas de diodos orgânicos emissores de luz (OLED), na esperança de superar a rival Samsung Electronics na nova geração de tecnologia televisiva. Inicialmente, a novidade será vendida apenas na Coreia do Sul, mas deve chegar em breve a outros países.

Vista como o futuro das telas nos bens eletrônicos de consumo, a tecnologia OLED oferece consumo de energia menor e imagens de contraste mais alto que as das telas LCD, além de espessura tão pequena que futuros aparelhos poderão ser dobráveis como folhas de papel.

A LG Electronics, segunda maior fabricante mundial de televisores, anunciou que começaria a entregar os novos modelos a partir do começo de fevereiro, e que eles estariam à venda em 1,4 mil lojas da Coreia do Sul.

Os novos modelos serão lançados nos Estados Unidos, Europa e outros mercados asiáticos no primeiro trimestre de 2013.

Na Coreia do Sul, o televisor de 55 polegadas custará 11 milhões de wons (cerca de US$ 10,3 mil), quase quatro vezes mais caro que o modelo LED e cerca de cinco vezes mais caro que os modelos LCD convencionais.

Tanto a LG como a Samsung apresentaram a nova tecnologia há um ano. O aparelho da LG tem 55 polegadas, 4mm de expessura e pesa menos de 10 kg.

O anúncio de lançamento dos televisores OLED contribuiu para a alta de 5,4% das ações da LG Electronics nesta quarta-feira, o maior avanço percentual em cinco meses.

A LG Display, que produz as telas OLED usadas nos aparelhos da LG Electronics, também registrou alta, de 1,8%.

As projeções indicam que as vendas mundiais de televisores OLED devem disparar de 50 mil unidades neste ano para 1,7 milhão em 2014, de acordo com o grupo de pesquisa DisplaySearch. Esse total representa apenas uma pequena fração dos 250 milhões de televisores de todos os tipos que devem ser vendidos no mundo em 2013.

"O lançamento tem significado principalmente simbólico, mostrando que a LG tem a tecnologia pronta para o mercado antes de qualquer um de seus rivais", disse a analista Sophia Kim, da Woori Investment & Securities.


Veículo: O Globo - RJ


Veja também

Consumo cresce e Nordeste vira destino de multinacionais

Estudo apontou alta de 62% nas vendas de suco e de 73% nas de extrato de tomate De olho no aumento do poder aquisitivo ...

Veja mais
Ranking de exportação de frutas tem novas estrelas

Embarques de abacaxi e derivados produzidos em Minas cresceu 724% de janeiro a outubro. Pêssegos e uvas tamb&eacut...

Veja mais
Custo de produção de lácteos deverá recuar

O preço do litro de leite, que se manteve em torno de R$ 0,80 para o produtor em 2012, tende a permanecer com o m...

Veja mais
Setor de cloro e soda cresce 2% e prevê 2013 melhor

As indústrias produtoras de cloro e soda fecharam 2012 com crescimento tímido, em torno de 2%, mas trabalh...

Veja mais
Em ano modesto, 127 companhias trocam de agência de publicidade

Num ano de discreto crescimento da publicidade brasileira - a expansão real não deve passar de 2% - o troc...

Veja mais
Vendas de Natal ficam em linha, diz Goldman

As vendas do varejo brasileiro no Natal devem ter ficado em linha com as estimativas, com crescimento real de 5%, afirmo...

Veja mais
Ar-condicionado vira raridade na prateleira das lojas em Santa Catarina

Vendas de aparelhos acima do esperado desde novembro pegaram indústrias e comércio de surpresaCom o calor ...

Veja mais
Estatal de logística quer ajuda privada para destravar infraestrutura

Em entrevista, Bernardo Figueiredo, da EPL, afirma que governo trabalha em modelo mais atrativo para investidoresNo coma...

Veja mais
Irlanda assume presidência da UE e enfatiza relação com Brasil

Em sua estratégia para o bloco, irlandeses reforçam que é preciso vender mais para China, Rú...

Veja mais