Litoral puxa vendas de fim de ano nos supermercados

Leia em 2min 30s

Estabelecimentos venderam 4,5 milhões de espumantes em dezembro


A migração recorde de cerca de 40% dos gaúchos para as praias resultou em um crescimento médio de 30% nas vendas de Ano-Novo para os supermercados do Litoral do Rio Grande do Sul. Segundo o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, as empresas da região litorânea foram as responsáveis por um crescimento médio de 6% nas vendas do setor no Estado na última semana de 2012, em comparação ao mesmo período de 2011.

Conforme Longo, o faturamento nominal do setor em dezembro de 2012 fecha com um incremento de 12%, em comparação com dezembro do ano passado. No período, os supermercados gaúchos receberam em média 2% mais clientes do que em 2011. “Esta foi a melhor semana da história, em vendas, para os supermercados do Litoral do Estado”, projeta Longo, destacando que as empresas da região só não venderam ainda mais por falta de mão de obra. “Se conseguissem ampliar os serviços, estas empresas poderiam crescer ainda mais”, destaca o supermercadista. Ele lembra que as lojas da praia abriram ontem, ao contrário dos supermercados da maioria dos municípios gaúchos.

Segundo o presidente da Agas, a migração recorde de gaúchos para o Litoral nesta semana impossibilitou que os supermercados de outras regiões registrassem crescimento nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. “As empresas que conseguiram um resultado positivo foram as que anteciparam a exposição e as promoções de lentilha, carne suína e outros produtos para o Réveillon”, afirma. “O comportamento do consumidor nesta semana resultou em um cenário curioso: os supermercados do Litoral não venderam mais por falta de funcionários, e os supermercados de outras regiões não venderam mais por falta de clientes”, conclui Longo.

Os carros-chefes da ceia da virada novamente foram as cervejas, com crescimento de 20% nas vendas em relação ao Ano-Novo de 2011, os espumantes (+14%), os refrigerantes (+12%), a lentilha (+10%), e a carne suína (+8%). Segundo Longo, os cortes suínos têm espaço para ganhar mais mercado em 2013 e vêm registrando um crescimento médio de 15% ao ano nas últimas três temporadas.

A comercialização de espumantes nos supermercados gaúchos atingiu 4,5 milhões de garrafas em dezembro - 95% delas produzidas por vinícolas gaúchas -, um crescimento de 14% em relação ao fim de ano passado. O destaque novamente foi o Moscatel, preferido pelo público feminino.

O setor supermercadista gaúcho encerrou 2012 com faturamento de R$ 20,2 bilhões, 4,1 mil lojas e 89,5 mil empregados diretos. A chegada do verão e as comemorações das festas de fim de ano geraram a criação de 3,7 mil vagas temporárias de trabalho nos supermercados - 60% delas para o Litoral. Para o presidente da Agas, o ano de 2013 será de crescimento para o segmento. “Mas as empresas que realmente irão crescer serão as que tiverem diferenciais ao cliente. O consumidor está cada vez mais atento”, observa. Segundo Longo, os supermercados gaúchos projetam um crescimento real de 5% a 6% em 2013.



Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Alta do consumo de combustíveis provoca problemas de distribuição

A venda de combustíveis fecha o ano com crescimento seis vezes maior do que o Produto Interno Bruto (PIB), soma d...

Veja mais
Descontos de até 70% movimentam o varejo

Liquidações tradicionais no início do ano e condições de crédito mais favor&aa...

Veja mais
Consumo cresce e Nordeste vira destino de multinacionais

Estudo apontou alta de 62% nas vendas de suco e de 73% nas de extrato de tomate De olho no aumento do poder aquisitivo ...

Veja mais
Ranking de exportação de frutas tem novas estrelas

Embarques de abacaxi e derivados produzidos em Minas cresceu 724% de janeiro a outubro. Pêssegos e uvas tamb&eacut...

Veja mais
LG começa a vender TVs de OLED

Aparelho de 55 polegadas pesa menos de 10 kg, mas custa US$ 10 milA LG Electronics começou a aceitar nesta quarta...

Veja mais
Custo de produção de lácteos deverá recuar

O preço do litro de leite, que se manteve em torno de R$ 0,80 para o produtor em 2012, tende a permanecer com o m...

Veja mais
Setor de cloro e soda cresce 2% e prevê 2013 melhor

As indústrias produtoras de cloro e soda fecharam 2012 com crescimento tímido, em torno de 2%, mas trabalh...

Veja mais
Em ano modesto, 127 companhias trocam de agência de publicidade

Num ano de discreto crescimento da publicidade brasileira - a expansão real não deve passar de 2% - o troc...

Veja mais
Vendas de Natal ficam em linha, diz Goldman

As vendas do varejo brasileiro no Natal devem ter ficado em linha com as estimativas, com crescimento real de 5%, afirmo...

Veja mais