Estabelecimentos venderam 4,5 milhões de espumantes em dezembro
A migração recorde de cerca de 40% dos gaúchos para as praias resultou em um crescimento médio de 30% nas vendas de Ano-Novo para os supermercados do Litoral do Rio Grande do Sul. Segundo o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, as empresas da região litorânea foram as responsáveis por um crescimento médio de 6% nas vendas do setor no Estado na última semana de 2012, em comparação ao mesmo período de 2011.
Conforme Longo, o faturamento nominal do setor em dezembro de 2012 fecha com um incremento de 12%, em comparação com dezembro do ano passado. No período, os supermercados gaúchos receberam em média 2% mais clientes do que em 2011. “Esta foi a melhor semana da história, em vendas, para os supermercados do Litoral do Estado”, projeta Longo, destacando que as empresas da região só não venderam ainda mais por falta de mão de obra. “Se conseguissem ampliar os serviços, estas empresas poderiam crescer ainda mais”, destaca o supermercadista. Ele lembra que as lojas da praia abriram ontem, ao contrário dos supermercados da maioria dos municípios gaúchos.
Segundo o presidente da Agas, a migração recorde de gaúchos para o Litoral nesta semana impossibilitou que os supermercados de outras regiões registrassem crescimento nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. “As empresas que conseguiram um resultado positivo foram as que anteciparam a exposição e as promoções de lentilha, carne suína e outros produtos para o Réveillon”, afirma. “O comportamento do consumidor nesta semana resultou em um cenário curioso: os supermercados do Litoral não venderam mais por falta de funcionários, e os supermercados de outras regiões não venderam mais por falta de clientes”, conclui Longo.
Os carros-chefes da ceia da virada novamente foram as cervejas, com crescimento de 20% nas vendas em relação ao Ano-Novo de 2011, os espumantes (+14%), os refrigerantes (+12%), a lentilha (+10%), e a carne suína (+8%). Segundo Longo, os cortes suínos têm espaço para ganhar mais mercado em 2013 e vêm registrando um crescimento médio de 15% ao ano nas últimas três temporadas.
A comercialização de espumantes nos supermercados gaúchos atingiu 4,5 milhões de garrafas em dezembro - 95% delas produzidas por vinícolas gaúchas -, um crescimento de 14% em relação ao fim de ano passado. O destaque novamente foi o Moscatel, preferido pelo público feminino.
O setor supermercadista gaúcho encerrou 2012 com faturamento de R$ 20,2 bilhões, 4,1 mil lojas e 89,5 mil empregados diretos. A chegada do verão e as comemorações das festas de fim de ano geraram a criação de 3,7 mil vagas temporárias de trabalho nos supermercados - 60% delas para o Litoral. Para o presidente da Agas, o ano de 2013 será de crescimento para o segmento. “Mas as empresas que realmente irão crescer serão as que tiverem diferenciais ao cliente. O consumidor está cada vez mais atento”, observa. Segundo Longo, os supermercados gaúchos projetam um crescimento real de 5% a 6% em 2013.
Veículo: Jornal do Comércio - RS