O ano começou e os supermercados iniciaram as ações para atrair os consumidores com as promoções de produtos sazonais de queima de estoque e de eletroeletrônicos. Porém, o consumidor deve pesquisar, pois as grandes placas de ofertas de alguns itens, muitas vezes, não representam preços mais baixos do que os encontrados na concorrência.
O panetone tradicional Bauducco de 500 gramas exemplifica bem esta situação. Ontem, um estabelecimento da região, atacadista mas que também vende no varejo, comercializava o item por R$ 4,99 sem anunciá-lo como oferta. A equipe do Diário percorreu os corredores de seis mercados do Grande ABC e encontrou o mesmo produto com preço até 125% superior.
A professora Valéria Galviero não pesquisou em vários estabelecimentos, mas gostou do que encontrou em um supermercado que é caminho de sua casa. "Antes das festas de fim de ano comprei poucos panetones. Mas agora vale a pena, os preços estão bem mais em conta", disse, com três unidades do alimento na mão.
MAIS CAROS - As maiores redes aumentaram a publicidade visual para vender seus eletroeletrônicos. Alguns anúncios mostravam descontos de até 70%. Mas como nos alimentos sazonais, os mesmo produtos tinham valores mais baixos na concorrência. A encarregada de escritório Tatiane Vasconcelos procurou e comprou um aspirador de pó por 33% a menos do que pagaria em outro supermercado. "Foi uma excelente compra", afirmou.
Diretora do Procon de Santo André, Ana Paula Satcheki explicou que clientes devem questionar os vendedores se os itens de saldão têm vício ou defeito e são objeto de troca. Neste caso é possível negociar ainda mais o preço, já que não estão na mesma condição que os novos. "E o problema deve estar explícito na nota fiscal."
Veículo: Diário do Grande ABC - SP