Kalunga abre loja em Uberaba e prevê outras para Minas

Leia em 2min 10s

Prevista para março, a nova unidade da Kalunga - rede de lojas especializadas em papelaria, materiais de escritório e suprimentos de informática - em Uberaba, no Triângulo Mineiro, faz parte de um ousado plano de expansão da rede, que prevê a abertura de 20 unidades em todo o país. Mais uma em Belo Horizonte - atualmente são duas na Capital, uma na região da Savassi e outra no Boulevard Shopping, na região Leste - e a abertura da primeira em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, também estão nos planos da empresa.

Segundo o diretor comercial da Kalunga, Hoslei Pimenta, a rede tem aberto anualmente, em média, 20 unidades. Para o executivo, o segredo é o investimento em treinamento. As lojas trabalham em sistema de autoatendimento e os vendedores atuam como consultores. "Temos um crescimento forte e agora procuramos ocupar praças em que ainda não temos presença. O importante é que a cidade tenha um perfil de consumo semelhante ao trabalhado pela empresa. Hoje, 85% do nosso público é corporativo e busca um atendimento ágil e especializado", explica Pimenta.

Com lojas em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, a Kalunga fechou 2012 com cem lojas e um faturamento de R$ 1,3 bilhão. Para abrir uma unidade, o investimento médio fica em torno de R$ 2 milhões, metade para implantação física da loja e a outra parte para o abastecimento.


Janeiro - Nos primeiros meses do ano, o perfil dos clientes da Kalunga muda com a venda de material escolar - fora deste período, prevalece o público corporativo. A expectativa é vender de 15% a 20% mais que em 2012, graças à maior oferta de produtos (atualmente são mais de 10 mil itens), às novidades, ao aumento do poder de compra por parte dos consumidores e à possibilidade de parcelamento das compras.

Junto às mudanças no layout e na comunicação visual nas lojas, que facilitam o trânsito dos clientes, a rede também tem feito esforço para acompanhar as tendências de gestão socialmente responsável. Coletores de cartuchos, pilhas e baterias já estão instalados nas unidades. "Acreditamos que as ações são responsáveis quando conseguem incidir sobre o próprio negócio. Neste ano, implantamos a troca de cadernos usados por novos. Pagamos R$ 1 por quilo de papel usado, assim com três ou quatro cadernos velhos a pessoa pode levar um novo. Desse modo conseguimos dar uma destinação correta ao papel, possibilitamos economia para os nossos clientes e participamos com responsabilidade da cadeia produtiva", destaca.


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Fruticultura irá ganhar selo próprio

Os fruticultores do Jaíba, no Norte de Minas, vão ganhar mais um apoio no desenvolvimento da produç...

Veja mais
Vendas em janeiro nas papelarias chegam a 70% da soma anual

O mês de janeiro está para as papelarias assim como o Natal está para o segmento de brinquedos. Ness...

Veja mais
Vendas de Natal não agradaram lojistas

O comércio varejista aguardava para dezembro do ano passado o melhor Natal dos últimos tempos, com crescim...

Veja mais
Setor têxtil deve faturar menos em 2012 do que em 2011

Em 2013, Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção acredita em a...

Veja mais
Venda de material escolar no GBarbosa deve crescer 15%

    Volta às aulas no GBarbosa: a campanha é válida até o dia 10 de f...

Veja mais
João Carlos de Oliveira é reeleito presidente da GS1 Brasil

     Novo triênio quer promover ainda mais a automação da cadeia de, abastecim...

Veja mais
Consumidores sem dinheiro optam por produtos de marca própria

Cerca de dois terços dos consumidores de todo o mundo estão optando por produtos de marca própria d...

Veja mais
Frutas exóticas começam a conquistar o consumidor

Frutas esquecidas e deixadas de lado ainda têm cultivo preservado em quintais e propriedades de agricultores que f...

Veja mais
Setor de alimentos cresce menos

A indústria de alimentos, que representa 9% do PIB nacional e em geral é a última a sentir os efeit...

Veja mais