Os fruticultores do Jaíba, no Norte de Minas, vão ganhar mais um apoio no desenvolvimento da produção. A região engloba sete municípios - Itacarambi, Jaíba, Janaúba, Matias Cardoso, Nova Porteirinha, Porteirinha e Verdelândia. Amanhã será lançada a marca "Região do Jaíba" pelo Sistema Fiemg e seus parceiros, governo de Minas, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Sebrae-MG e Associação Central dos Produtores do Norte de Minas (Abanorte).
A marca será aplicada em produtos da região e servirá como um certificado de qualidade. O evento reunirá produtores, pesquisadores, gestores públicos e representantes das entidades parceiras. A marca Região do Jaíba será lançada também neste ano na Superminas, em Belo Horizonte, na Feira da Associação Paulista de Supermercados (Apas), em São Paulo, e na Fruit Logística, a maior feira internacional de fruticultura que acontece em fevereiro em Berlim, na Alemanha.
"A marca é importante para consolidar o processo de industrialização e o agronegócio na região do Jaíba", disse Sérgio Lourenço. Segundo ele, a certificação dos produtos contribuirá ainda para transformar a região em um polo de negócios com nível de excelência, além de incrementar as exportações.
O evento de lançamento da Região do Jaíba é uma ação de Place Branding do Programa de Apoio à Competitividade dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) do Estado de Minas Gerais. A marca estará presente em vídeos institucionais, folders de divulgação, selos e embalagens, criando uma maior identidade para a região e seus produtos, tanto no mercado interno quanto no externo.
Veículo: Diário do Comércio - MG