A Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição (Confenar) registrou crescimento de 3,5% do volume de vendas de cerveja em 2012, em comparação com o ano anterior. Segundo o presidente do grupo, Hamilton Pucolotti, o incremento se deve ao investimento de R$ 140 milhões direcionado para contratação de mão de obra, ampliação do es paço físico, construção de novas sedes, treinamento profissionalizante e novas parcerias com fornecedores.
Só na área de transportes, a rede adquiriu inúmeras carretas com maior capacidade de carga e renovou a frota com a compra de caminhões e motocicletas.
As frotas de distribuição da empresa são exemplares e atendem quase todo o território brasileiro. Mais de 142 revendas são afiliadas e mais de mil empresários estão ligados à operação, e contam com um agrupamento de 16 mil veículos - 9.200 caminhões, 3.900 motos, 2.300 automóveis e 850 empilhadeiras.
O faturamento de todas as revendas fica na casa dos R$ 12 bilhões por ano. Além disso, ao longo de 2012 a Confenar promoveu eventos bastante expressivos para o segmento de bebidas. Destaques para a Missão e o Agenda Confenar 2012.
Sediado em países como Alemanha e França, a Missão Confenar 2012, que reuniu líderes da rede de revendas Ambev, absorveu conhecimentos do funcionamento da operação logística de perecíveis em países do mundo todo.
"Com as experiências e conceitos adquiridos no mercado europeu, a confederação está promovendo o crescimento dos profissionais e de suas revendas", disse o executivo.
Na sua décima edição, a Agenda Confenar - um dos principais eventos do setor de distribuição de bebidas no Brasil -, ocorrida na cidade de Foz do Iguaçu (PR), lançou algumas novidades no mercado brasileiro. Uma delas foi a clínica personalizada, que passou a oferecer auxílio aos empreendedores nas áreas de Recursos Humanos (RH), operação e vendas.
Outro evento de peso, promovido pelo grupo em 2012, foi o aniversário de 10 anos da corporação, quando foi colocado em prática um projeto de sustentabilidade. A ação envolvia o plantio de milhares de árvores, cujo objetivo era neutralizar os efeitos do poluente CO2.
Veículo: DCI