"Pense. Coma. Economize. Reduza o uso de alimentos” é dirigida à comida desperdiçada pelos consumidores e varejistas
Simples iniciativas dos consumidores e dos varejistas de alimentos podem reduzir drasticamente a quantidade de comida desperdiçada e ajudar a construir um futuro sustentável. É o que prega a nova campanha mundial da Organização das Nações Unidas (ONU), apoiada pela organização internacional de defesa dos direitos dos consumidores Consumers International (CI), batizada “Pense. Coma. Economize. Reduza o uso de alimentos”.
Cerca de um terço do total de alimentos produzidos em todo o mundo são perdidos ou desperdiçados na produção de alimentos e no consumo, segundo dados publicadoa pela Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla original) da ONU.
— Em um mundo de sete bilhões de pessoas, que passará a nove bilhões em 2050, o desperdício de alimentos não faz sentido economicamente, ambientalmente e eticamente — declarou o subsecretário Geral e diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Achim Steiner.
Para a CI, a iniciativa da organização é louvável.
— Esta é uma grande iniciativa para levar consumidores e empresas a pensarem mais sobre a comida que jogamos fora. Ninguém gosta de desperdiçar alimentos, por isso devemos fazer o possível para que seja mais fácil comprar, consumir e descartar só o que é realmente necessário — disse o chefe de Comunicação e Assuntos Externos da CI, Luke Upchurch.
A nova campanha é dirigida especificamente à comida desperdiçada pelos consumidores, varejistas e pela indústrias hospitalar e é organizada pelo Pnuma, FAO e entidades colaboradoras e associadas.
Veículo: O Globo - RJ