'Valor' lança serviço em tempo real

Leia em 5min 30s

Com investimentos de R$ 100 milhões, chega ao mercado o Valor PRO, novo serviço de informações eletrônicas em tempo real. O projeto, da empresa Valor Econômico, consumiu 370 mil horas de programação e envolveu diretamente mais de 300 profissionais nos últimos três anos, 200 dos quais da área de tecnologia. O resultado desse trabalho está sendo oferecido em sua primeira versão - outras duas já estão programadas para os próximos anos.

Trata-se de um serviço de notícias e análises financeiras, políticas e macroeconômicas, com cotações de ativos em tempo real e as primeiras ferramentas de cálculo de um arsenal em desenvolvimento. Integrado a essas informações encontra-se o mais completo banco de dados de companhias de capital aberto e fechado no país, com 1,7 mil empresas na primeira fase e 5 mil na segunda.

A mesma equipe de 250 economistas e jornalistas especializados que alimenta os produtos impressos da casa e o site responde também pelo conteúdo do Valor PRO.

"Continuaremos a ser o mais influente e maior jornal de negócios, economia, legislação e finanças do país, mas, com o Valor PRO, nossa marca será cada dia mais aquela que, com relevância, senso de urgência e sobretudo credibilidade, provê informações confiáveis e exclusivas, vitais para que empresários, executivos e investidores façam negócios", diz Alexandre Caldini, presidente da empresa Valor Econômico. "Oferecemos informações em sete plataformas distintas e complementares: jornal impresso, digital, website, análise setorial, revistas, seminários e tempo real".


Plataforma tem banco de dados de 1,7 mil companhias

  
O acompanhamento sistemático da vida contábil das empresas brasileiras faz parte do DNA do Valor, que desde 2001 publica o anuário Valor 1000, com análise e ranking das mil maiores companhias brasileiras, de capital aberto e fechado. O conhecimento acumulado pelos economistas da casa, que avaliam e interpretam todos os dias demonstrações financeiras de diversos segmentos da economia, foi a base para a criação de uma plataforma robusta de avaliação de empresas no Valor PRO, o Valor Empresas.

Composto inicialmente por cerca de 1,7 mil empresas, divididas entre companhias abertas (aproximadamente 600) e mais de mil de capital fechado - em sua maioria sociedades anônimas -, o módulo de avaliação empresarial do Valor PRO busca combinar a profundidade na análise de balanços à flexibilidade na apresentação das informações. É o único sistema de análise de companhias do mercado brasileiro que contempla companhias abertas e fechadas.

Além de balanços, há cerca de 40 indicadores, desde múltiplos financeiros como endividamento geral e grau de alavancagem (calculados para a empresa e para o segmento de atividade em que ela atua) a múltiplos de mercado calculados com as cotações em tempo real, como a relação preço/lucro e o valor de mercado. O usuário pode ainda montar seu próprio setor, incluindo e excluindo companhias de acordo com vários parâmetros, e recalcular os indicadores financeiros.

Plataforma é flexível e permite comparar indicadores de uma empresa com as do setor em que ela atua

Há uma carência de informações sobre empresas que não estão listadas em bolsa - e que são a maioria no Brasil. A possibilidade de analisar esses números é essencial para investidores como fundos de 'private equity' e 'venture capital', além de ajudar nas operações de fusões e aquisições. Além disso, a análise completa de um setor, incluindo as empresas de capital fechado, ajuda na avaliação de desempenho das empresas listadas em bolsa.

O desenvolvimento do módulo Valor Empresas contou com a ajuda de consultores especializados no assunto, que criaram estruturas de contas uniformizadas para empresas com características semelhantes. Assim, companhias fechadas e abertas têm os seus números apresentados de modo uniforme, em uma única plataforma, facilitando a comparação entre empresas e o entendimento na interpretação dos dados pelo usuário.

"Uma equipe de 13 pessoas, divididas em analistas de balanços e de dados cadastrais, trabalha em tempo integral na atualização de um banco de dados que, em um ano, contará com 5 mil empresas, com dados anuais desde 2008, e trimestrais, neste caso para as companhias de capital aberto, a partir de 2011", diz Márcio Lorencini, coordenador do Valor Empresas. A ferramenta permite analisar brevemente as principais contas de uma empresa, ou ainda avaliar as informações de modo mais detalhado, comparando-as com outros períodos ou dentro de um mesmo período, como proporção de um item (apresentação conhecida como análise vertical).

Diariamente, os balanços das companhias fechadas são pesquisados em meios públicos, captados e organizados segundo a atividade empresarial preponderante de cada empresa. Após dois anos de pesquisas e discussões com o mercado, a equipe do Valor Empresas chegou a um modelo composto por 90 segmentos de atividade. Uma vez organizadas, as informações de cada balanço são transpostas para um banco de dados desenvolvido inteiramente por especialistas em finanças empresariais. Fórmulas matemáticas e estatísticas garantem a consistência das informações colocadas no sistema.

Os dados das companhias de capital aberto vêm diretamente da base de informações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Uma vez checadas, as informações seguem para consulta pelo usuário final. No caso das empresas de capital fechado, os dados são coletados diretamente pela equipe do Valor.

Além de reorganizar as informações presentes em cada balanço, padronizando-as, o Valor Empresas permite ao usuário consultar os documentos originais na íntegra, tornando possível o esclarecimento de eventuais dúvidas na interpretação de contas das demonstrações financeiras.

O novo serviço de informações de empresas do Valor também torna mais fácil a consulta de dados presentes nas notas explicativas dos balanços. Após avaliar os pontos mais observados por analistas de mercado, o Valor Empresas padronizou nas estruturas de contas informações antes disponíveis somente em formato de texto. Na ferramenta, o usuário encontra contas com maior nível de detalhamento.

A estrutura societária de cada empresa, apresentada em detalhes, é outra análise disponível no Valor Empresas. Companhias controladas e coligadas, quando existentes no balanço, estão organizadas de modo claro, facilmente acessível por analistas e interessados. É possível conhecer os nomes e as principais informações de empresas que aparecem nos balanços consolidados de outra companhia.

Para quem acompanha os preços de ações das empresas listadas em bolsa, o Valor Empresas apresenta todos os eventos que alteram a cotação dos papéis. Nesse bloco, o analista encontra informações organizadas sobre a distribuição de dividendos e o pagamento de juros sobre o capital próprio de uma companhia, por exemplo.

Mesmo recém-lançado, o Valor Empresas já deve ter sua primeira evolução em breve. Até meados do ano, será colocada no mercado a ferramenta Análise Comparativa. A novidade permitirá aos interessados obter em uma mesma matriz de dados itens extraídos de diferentes áreas do aplicativo.


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Chegou o genérico do Nespresso

A Nestlé reina sozinha no País com suas cápsulas de café, desde 2007. A partir de fevereiro,...

Veja mais
Produção de cloro em alta

Com 1,2 milhão de toneladas, a produção de cloro cresceu 1,8% no ano passado na comparaç&ati...

Veja mais
Maioria das lojas deve permanecer fechada no feriado de Navegantes

Lojistas que buscaram autorização dependem de assinatura de termo pelos shoppingsO que parecia solucionado...

Veja mais
Ovos de chocolate

Chocolate:  A Lacta irá produzir 28 milhões de ovos de chocolate para a Páscoa deste ano. O n&...

Veja mais
Ajinomoto aposta em fertilizantes

Famosa pelo tempero à base de glutamato monossódico, a multinacional japonesa Ajinomoto espera ampliar a r...

Veja mais
Suzano inicia corte de eucalipto no MA no 2º trimestre

A Suzano Papel e Celulose pretende iniciar o corte de eucalipto para formação dos estoques de madeira que ...

Veja mais
Receita de venda e aluguel perde ritmo

Prévia de resultados das maiores empresas de shopping centers do país mostram altas taxas de ocupaç...

Veja mais
Grávida tem estabilidade em contrato de experiência

A 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE) condenou uma empresária individual de F...

Veja mais
Diferença de preços de material escolar chega a 176% no Rio

No mesmo bairro, disparidade é de até 136%, segundo levantamento do GLOBO com dez produtos  &nbs...

Veja mais