A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), divulgou nesta manhã (29/01), em São Paulo, as expectativas e novidades do setor de chocolate para o ano de 2013. A entidade acredita que o desempenho do mercado de chocolate nesta Páscoa se manterá inalterado em relação a 2012, e que a produção deve repetir as 18 mil toneladas do ano passado no período.
"O setor em 2012 teve desempenho estável, seguiu o movimento da economia do País, que apresentou cenário bem aquém do estimado. Mas ainda assim é bastante otimista, visto que o chocolate não é um gênero de primeira necessidade, e em 2010 e 2011 cresceu na casa de dois dígitos e agora manteve seu mercado", explicou o vice-presidente da Abicab, Ubiracy Fonseca. De acordo com a entidade, a estimativa para a Páscoa é cautelosa também pelo fato de a data estar muito antecipada no calendário anual, será comemorada no dia 31 de março.
Mesmo assim foram gerados 20 mil postos de empregos temporários para a produção e promoção dos produtos e a indústria investiu pesado nas inovações. As 11 indústrias presentes na coletiva da Abicab apresentaram mais de 100 lançamentos que devem começar a chegar aos pontos de venda de todo o País nos próximos 15 dias.
Entre as novidades estão ovos licenciados de desenhos e filmes, ovos com variados brindes que agradam crianças e adultos e os sofisticados para presentear familiares e amigos. "As empresas estão otimistas com as vendas e planejam boas surpresas para quem gosta de presentear os entes queridos", afirma o presidente da Abicab, Getúlio Ursulino Netto. (Veja algumas novidades)
Uma das novidades da Garoto promete agradar aqueles que são loucos por futebol: o ovo Garoto Seleção Brasileira. Comercializado em 15 e 180 gramas é composto por chocolate ao leite da empresa e recheado com bombons de banana.
Para essa páscoa a Lacta investiu em ovos mais sofisticados com embalagens diferenciadas, entre eles destaca-se o Ovo Lacta Bombom. Trata-se de meia casca de chocolate ao leite, recheada com cremosos bombons da marca, em uma embalagem especial.
Aproveitando o sucesso das marcas já conhecidas pelos consumidores, a Nestlé traz o ovo de páscoa Lollo. O lançamento, com 260 gramas, vem em duas camadas, com a casca externa de chocolate ao leite e a interna com sabor de leite maltado, acompanhado de bombons.
Michele Suelen, repórter SuperHiper, publicação Abras