Sozinha, Romera chega a R$ 1 bi e acelera expansão

Leia em 2min 40s

O ano começou agitado na Romera, varejista de móveis e eletrodomésticos que tem sede em Arapongas (PR) e faturou R$ 1 bilhão em 2012. De olho na safra agrícola, a direção da empresa abriu seis lojas em janeiro e outras quatro deverão ser inauguradas ainda no primeiro trimestre. Até o fim do ano serão 20, o que representa um recorde para a empresa.

A Romera tem 190 lojas em sete Estados (Paraná, São Paulo, Acre, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso do Sul). "Queremos entrar em pelo menos mais um Estado em 2013", diz Júlio Lara, diretor executivo na empresa criada há 32 anos por João Romera, que morreu em 2008.

A esposa do fundador, Anunciata Luiza, continuou tocando o negócio com dois filhos. Entre 2010 e 2011, a varejista entrou no Acre e em Rondônia, com a compra de 25 pontos de pequenos varejistas. No ano passado colocou o nome em outros 11 endereços e registrou crescimento de 29% nas receitas. Agora, com R$ 15 milhões em investimentos previstos para 2013, a intenção é fortalecer a marca, expandir a rede, reformar lojas e incrementar a área de tecnologia.

A expectativa de uma boa colheita de soja ajuda a embalar os planos. "Quando conseguimos que a abertura de lojas coincida com a safra, é gol", afirma Lara, acrescentando que 70% das lojas, que têm área média de 600 metros quadrados, estão em região agrícola. Além de grãos, também conta para a varejista o desempenho da cana-de-açúcar.

Lara diz que a Romera tem crescido sem mexer em margens, mas melhorando o mix de produtos. O segmento de móveis, um dos mais lucrativos, responde por 30% das vendas e a intenção é chegar a 35%, com a oferta de produtos de melhor qualidade. Também ganharam reforço a linha branca, que representa 19% das vendas, e as áreas de informática, áudio e vídeo.

Cidades do interior continuam sendo prioridade para a rede, que está presente apenas nas capitais do Acre, Rondônia e Amazonas. "No interior a concorrência é menor e o aluguel dos imóveis é mais baixo", explica o diretor. Segundo ele, 65% das vendas são feitas com carnês, pagos diretamente nas lojas. "Se vendo em 14 vezes (o maior prazo oferecido), o cliente vai entrar na loja todos os meses e se interessar por outros itens", acrescenta - a estratégia é a mesma adotada por anos a fio pela família Klein, da Casas Bahia, que hoje integra a Via Varejo, do Grupo Pão de Açúcar. Parte do crediário é bancado pela Romera e outra parte por bancos parceiros.

A Romera tem logística própria, quase 4 mil empregados e cinco centros de distribuição, o principal deles em Arapongas, com 30 mil metros quadrados. Está construindo um em Campo Grande (MS) para substituir um imóvel menor que fica no mesmo município. Um dos alvos para 2014 é entrar na venda pela internet. "Estamos estudando", diz Lara.

A estratégia em andamento tem por objetivo preparar a empresa para uma possível abertura de capital em cinco anos. A Romera já foi sondada para uma fusão. "Não temos interesse", diz Lara. Sobre aquisições, afirma que a direção tem preferência pelo crescimento orgânico. "Mas, se surgir oportunidade, vamos olhar".



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Custo de logística é estimado em 10,6% do PIB

Para reduzir o custo de logística do país, estimado pelo Instituto de Logística e Supply Chain (Ilo...

Veja mais
Inflação dos alimentos desafia governo

Após amargar um aumento anual médio de 10% nos preços dos alimentos nos últimos cinco anos, ...

Veja mais
Novas tabelas para produtos de higiene

Varejo e indústria negociam reajustes de preços de produtos de higiene pessoal e beleza. Algumas redes de ...

Veja mais
Pães, bolos e salgados mais caros

Matéria-prima sofre reajuste e promove efeito cascata sobre os derivados; alta varia de 5% a 10% Após alt...

Veja mais
Vendas em farmácias somam R$ 25 bilhões em 2012, alta de 16%

As vendas do setor farmacêutico divulgadas pela Associação Brasileira de redes de Farmácia e ...

Veja mais
Congelamento de preços se estende ao setor de eletrodomésticos na Argentina

Além de supermercados, lojas de artigos para o lar são atingidas por medidaBUENOS AIRES – O congelam...

Veja mais
Cadernos

Os cadernos serão o grande carro-chefe das vendas dos supermercados gaúchos para o período de volta...

Veja mais
Conar suspendeu 240 campanhas no ano passado

Peças foram retiradas de circulação após reclamações feitas por consumidores, ...

Veja mais
IMA cadastra agroindústria que produz iogurte de leite de ovelha

Empresa já está em contato com representantes de supermercados que estão interessados no iogurteO I...

Veja mais