Vendas em farmácias somam R$ 25 bilhões em 2012, alta de 16%

Leia em 1min 40s

As vendas do setor farmacêutico divulgadas pela Associação Brasileira de redes de Farmácia e Drogaria (Abrafarma) somaram R$ 25 bilhões em 2012, alta de 16,01% em comparação com as do ano anterior. As informações são de banco de dados mantido pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP).

Do valor total de vendas, R$ 17,2 bilhões vêm apenas da comercialização de medicamentos, o que representou um crescimento de 15,27% em relação a 2011. Outros R$ 7,8 bilhões vieram da venda de produtos de higiene e beleza, segmento que teve alta de 17,67%.

Em unidades de produtos vendidas, houve alta de 6,59%, um total de 1,9 bilhão de vendas. O número total de clientes atendidos também subiu de um ano para outro. Houve alta de 7,41%, chegando a 738 milhões de atendimentos.

Considerando-se apenas a venda de genéricos, houve aumento do valor total das vendas de 25,17% ante 2011, gerando R$ 3,1 bilhões. A Abrafarma destacou ainda as vendas ligadas ao programa Aqui tem Farmácia Popular. O volume total subiu 49,17%, atingindo R$ 468 milhões. O número de clientes atendidos no programa Farmácia Popular subiu 46,35%, chegando a 19,6 milhões.

A Abrafarma também reportou crescimento no número de lojas abertas no País. Ao final de 2012, as principais redes somavam 4 692 endereços, aumento de 8,33% na comparação com 2011. A Abrafarma reúne as 31 maiores redes de farmácias do Brasil, que representam cerca de 38% das vendas de medicamentos no País.

E-commerce

Afora o crescimento das vendas de medicamentos no varejo físico de drogarias e farmácias, o ambiente on-line do segmento em questão também tem percebido forte demanda. Com a evolução do comércio eletrônico (e-commerce) de remédios e produtos de saúde, o varejo farmacêutico on-line aposta em crescimento devido à questão da praticidade da compra e da entrega expressa.

De maneira geral, segundo o IMS Health, em 2015 o Brasil deverá aparecer em 6º lugar no ranking mundial de consumo de medicamentos. Em 2005, o País aparecia na 10ª colocação e, em 2010, com um mercado estimado de R$ 62 bilhões, o Brasil galgou três posições, atingindo a 7ª posição mundial.




Veículo: DCI


Veja também

Congelamento de preços se estende ao setor de eletrodomésticos na Argentina

Além de supermercados, lojas de artigos para o lar são atingidas por medidaBUENOS AIRES – O congelam...

Veja mais
Cadernos

Os cadernos serão o grande carro-chefe das vendas dos supermercados gaúchos para o período de volta...

Veja mais
Conar suspendeu 240 campanhas no ano passado

Peças foram retiradas de circulação após reclamações feitas por consumidores, ...

Veja mais
IMA cadastra agroindústria que produz iogurte de leite de ovelha

Empresa já está em contato com representantes de supermercados que estão interessados no iogurteO I...

Veja mais
Vendas em farmácias somam R$ 25 bilhões

Alta em 2012 foi de 16,01%.São Paulo - As vendas do setor farmacêutico divulgadas pela Associaç&atil...

Veja mais
Ama Terra quer somar 50 unidades até final deste ano

Alexsandra Azevedo decidiu apostar nos artigos ecológicos e sustentáveis para criar a marca Ama TerraA Ama...

Veja mais
Mandioca some e farinha vira “ouro”

Com o andar contínuo e tranquilo e os braços rentes ao corpo, o produtor Ataíde de Souza carrega se...

Veja mais
Brasil vai zerar tarifa de importação sobre trigo para atender demanda interna

A Câmara de Comércio Exterior (Camex), órgão vinculado à Presidência da Rep&uacu...

Veja mais
Batata encarece a cesta básica em Rio Preto

Em dezembro foi o tomate. Agora, a batata é a vilã da vez na cotação da cesta básica ...

Veja mais