Venda de produtos de Carnaval supera as expectativas dos cariocas

Leia em 2min 10s

O aquecimento das vendas nas lojas especializadas em produtos de Carnaval levou os empresários do comércio varejista do Rio de Janeiro a rever para cima a projeção de aumento de faturamento, previsto inicialmente em 6%, com os festejos de Momo deste ano.

É o que revela pesquisa divulgada ontem (06) pelo Centro de Estudos do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio). Foram ouvidos 500 empresários da cidade entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro. "Há um sentimento de que pode ocorrer um crescimento [das vendas] maior do que o previsto", disse à Agência Brasil o presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves. Ele estimou que o incremento das vendas no Carnaval deste ano pode chegar a 8% ou 9%. O valor médio das compras está em torno de R$ 150 por consumidor.

"O pessoal está muito animado com o Carnaval. O Rio de Janeiro tem muito turista, tem muitos blocos. E os blocos têm favorecido muito o comércio, porque as pessoas compram fantasias, compram adereços, máscaras. E essa coisa toda movimenta o comércio", explicou.

O movimento é maior nas lojas do centro da cidade, especialmente na área de abrangência da Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega (Saara), mas também há aquecimento de vendas nos bairros das zonas sul e norte, que vendem fantasias e artigos de verão. "Os turistas compram também camisetas, bermudas", explica o presidente do Clube dos Diretores Lojistas.

Presidente do tradicional Cordão do Bola Preta, Pedro Eugênio Marinho confirmou à Agência Brasil que, embora os participantes do bloco não tenham uma indumentária específica à exceção da camiseta própria da agremiação, está ocorrendo um aumento significativo do uso de fantasias neste Carnaval. "Aqui [no bloco] o pessoal sai como pode, porque do jeito que vier vai ser bem-recebido. Mas a gente sabe que hoje, com a revitalização do Carnaval, graças a Deus, o pessoal está realmente comprando fantasia. O pessoal quer algo mais além de brincar o Carnaval: quer se fantasiar".

Bahia

Enquanto os cariocas estão otimistas, uma pesquisa do Conectaí, painel do Ibope Inteligência de pesquisas on-line, aponta o de Salvador (BA) como o melhor Carnaval do Brasil, segundo levantamento feito pela entidade. A festa da capital baiana foi citada como a melhor por 34% dos internautas, à frente da do Rio de Janeiro, que recebeu 30% das menções. Na sequência aparecem Olinda (8%), Recife (5%) e São Paulo (4%).

Quando considerados apenas os respondentes da Região Nordeste, 50% citam a folia soteropolitana como a melhor do País, contra 11% que preferem as celebrações cariocas.


Veiculo: DCI


Veja também

Indústria de eletroeletrônicos amplia número de lojas próprias

A migração da indústria para o varejo começa a figurar no setor de eletrônicos, depois...

Veja mais
Supermercado amplia o sortimento para Páscoa

Com a projeção de que as vendas de produtos de Páscoa nos supermercados, se comparadas às do...

Veja mais
Concessões podem reduzir custo logístico das empresas em 19%

A concessão de 10,5 mil quilômetros de rodovia que a União pretende realizar até o fim do pri...

Veja mais
Preços de produtos básicos caem no primeiro mês do ano

Os preços dos produtos básicos que mais afetam a inflação no Brasil devolveram, em janeiro, ...

Veja mais
Consumidores de café querem mais qualidade

A indústria de café viveu uma grande dúvida nos últimos anos. Como ficaria a participa&ccedi...

Veja mais
Em 2013, grandes redes abrirão mais de 300 lojas no país

Após anos de intensa consolidação, as maiores redes de farmácias do país devem priori...

Veja mais
E agora, para onde vai o café?

Um expresso premium extraído em dose única ao toque de um botão: essa foi a bandeira fincada pela N...

Veja mais
Preço da cesta básica sobe mais de 10% em cidades do Nordeste

Arroz, feijão, tomate e farinha de mandioca puxaram alta, pois a produção desses produtos enfrentou...

Veja mais
Tomate sobe mais de 50% em 7 capitais, mostra Dieese

Em sete cidades, a alta superou 50%. Aracaju teve a maior alta, com 104,93%  O preço do tomate subiu nas 18 ...

Veja mais