Varejo se antecipa e comemora as vendas maiores deste Carnaval

Leia em 2min 20s

Lojistas do Rio de Janeiro e de São Paulo reforçaram os estoques. Supermercados estimam expansão de6%

O aquecimento das vendas nas lojas especializadas em produtos de carnaval levou os empresários do comércio varejista do Rio de Janeiro a rever para cima a projeção de aumento de faturamento, previsto inicialmente em 6% para os festejos de Momo deste ano.

É o que revela pesquisa divulgada ontem pelo Centro de Estudos do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio). Foram ouvidos 500 empresários da cidade entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro.

“Há um sentimento de que pode ocorrer um crescimento [DAS VENDAS] maior do que o previsto”, disse à Agência Brasil o presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves. Ele estimou que o incremento das vendas no Carnaval deste ano pode chegar a 8% ou 9%.

O valor médio das compras está em torno de R$ 150 por consumidor. “O pessoal está muito animado com o Carnaval. O Rio de Janeiro tem muito turista, tem muitos blocos. E os blocos têm favorecido o comércio”, explicou Gonçalves.

Para todos os bolsos
O movimento é maior nas lojas do centro da cidade, especialmente na área de abrangência da Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega (Saara), mas também há aquecimento de vendas nos bairros das zonas sul e norte, que vendem fantasias e artigos de verão. “Os turistas compram também camisetas, bermudas”, explica o presidente do CDL.

Presidente do tradicional Cordão do Bola Preta, Pedro Eugênio Marinho confirmou à Agência Brasil que, embora os participantes do bloco não tenham uma indumentária específica, à exceção da camiseta própria da agremiação, há um aumento significativo do uso de fantasias, neste Carnaval.

“Aqui [NO BLOCO] o pessoal sai como pode, porque do jeito que vier vai ser bem recebido. Mas a gente sabe que hoje, com a revitalização do Carnaval, graças a Deus, o pessoal está realmente comprando fantasia”, diz Marinho. “O pessoal quer algo mais além de brincar o Carnaval. Quer se fantasiar”.

Não é só no Rio que as expectativas são boas. Os comerciantes em São Paulo já começaram a comemoração antes mesmo dos dias de folia.

A venda de itens como espumas, confetes e fantasias está a todo vapor e os estoques para atender a demanda já foram reforçados.

Supermercados
As vendas nos supermercados durante o Carnaval devem ter crescimento de 6% em comparação ao mesmo período de 2012, segundo dados da Apas (Associação Paulista de Supermercados).

A previsão é de que as bebidas com teor alcoólico tenham alta de 6% no volume de vendas e as não alcoólicas de 5%.

As carnes devem ter um aumento estimado de 8%, especialmente os corte para churrascos.



Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Empresa investe em produtos nacionais para atrair turistas

A Broto Legal Alimentos empresa tradicional há 40 anos no mercado brasileiro nas linhas de produtos de arroz e fe...

Veja mais
Americana CVS compra a Onofre e acirra briga no mercado de farmácias

Um negócio envolvendo uma rede de médio porte pode abrir a porta para mudanças significativas no me...

Veja mais
Supremo analisa novas regras do aviso prévio

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem que as regras para o pagamento do aviso prévio proporcional, a tra...

Veja mais
Mudança drástica na pesca europeia

O Parlamento da União Europeia aprovou ontem uma drástica reforma em sua política pesqueira, em uma...

Veja mais
Google renova serviço de anúncios

"Fui dormir bem tarde na noite passada. Queria pegar umas dicas de restaurantes com um amigo que está em Nova Yor...

Veja mais
CVS compra Onofre por R$ 670 milhões

O anúncio da aquisição do controle da rede de farmácias Onofre pela americana CVS é o...

Veja mais
Hypermarcas entra na folia

Pela primeira vez em seus 12 anos no mercado, a Hypermarcas investiráempatrocínios durante o Carnaval e re...

Veja mais
Indústria de eletroeletrônicos amplia número de lojas próprias

A migração da indústria para o varejo começa a figurar no setor de eletrônicos, depois...

Veja mais
Venda de produtos de Carnaval supera as expectativas dos cariocas

O aquecimento das vendas nas lojas especializadas em produtos de Carnaval levou os empresários do comércio...

Veja mais