Supermercados esperam crescimento de até 30% no Carnaval

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Carnaval apressa o passo dos consumidores rumo aos supermercados



Por conta dos festejos de Momo, redes esperam aumentar o movimento, em média, em 30% até esta sexta-feira Bebidas, como a cerveja e o refrigerante, encabeçam a lista dos itens mais vendidos por conta da folia de Momo Nem a inflação acima da média que atinge os produtos sazonais, estimada em 12,99% para o chope e a cerveja, por exemplo, é capaz de reduzir o movimento dos supermercados por conta do carnaval.

Até esta sexta-feira (8), as redes varejistas esperam aumentar o movimento nas lojas em cerca de 30% em relação a uma semana comum, segundo o vice-presidente da Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), Djalma Cintra. Se comparado ao mesmo período de 2012, serão 10% a mais de vendas. “Isso é reflexo do poder de compra da população, que está mais alto”, justifica Cintra. Além disso, as altas temperaturas de fevereiro também têm dado uma forcinha para os supermercadistas. “A procura por líquidos cresceu bastante”, comenta ele.

E são justamente as bebidas, como a cerveja e o refrigerante, que encabeçam a lista dos itens mais vendidos por conta da folia de Momo. De acordo com o vice-presidente da Apes, as carnes vêm em seguida (indispensáveis entre um gole e outro), além de produtos da área têxtil (camisetas, bermudas, sungas e demais itens de moda praia). O protetor solar, outro item importante na cesta de compras “carnavalesca”, já registra alta nas vendas desde o mês passado.

A professora Maristela Angelo, 47, vai fazer suas compras nesta quinta-feira (7). Todos os anos, ela reúne amigos em sua casa de praia. “Os supermercados são muito cheios nessa época, então quanto antes comprar, melhor”, comenta. A mesma estratégia é utilizada pelo assistente administrativo Ivanucci Nery, 25. Embora tenha deixado para última hora, ele espera não ter problemas. “Espero comprar tudo até sexta, mas não queria enfrentar as filas.”

Esquema especial

Para tentar minimizar os problemas causados pelo maior fluxo de clientes nas lojas, as redes estão montando esquemas especiais. No Extra, por exemplo, os funcionários trabalharão numa escala diferenciada, priorizando os períodos de maior movimento. “Durante toda essa semana, estamos operando com mais colaboradores para agilizar as filas”, diz Ricardo Cardoso, gerente regional da rede.

A expectativa é de incrementar as vendas em aproximadamente 20%. “A cidade já está em clima de carnaval, a procura por produtos típicos tem aumentado bastante”, diz ele, que não espera contratempos, apesar da maior demanda. “Como a rede tem estabelecimentos que funcionam 24 horas, os clientes não enfrentarão grandes problemas”, assegura Cardoso. Quem for a uma das unidades do Bompreço também não deve ter dor de cabeça com as filas. É o que garante o diretor distrital de operações, Daniel Sousa.

 Além da escala de atendimento diferenciada, a rede está com os estoques reforçados desde o mês passado. “Começamos a nos planejar para a demanda do carnaval no dia 15 de janeiro. Não há risco de faltar produtos.” Já no Deskontão, funcionários contratados para o período natalino devem reforçar o quadro neste carnaval, segundo a gerente geral da rede, Roberta Courceiro. Ela estima vendas 20% maiores para as bebidas, carro-chefe do período.



Veículo: Diário de Pernambuco


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