Lojistas estendem promoções

Leia em 3min

Ações de shoppings duraram poucos dias no fim de janeiro e começo de fevereiro.


Embora as grandes promoções dos shopping centers já tenham sido realizadas em poucos dias, em janeiro ou fevereiro, com grandes investimentos em marketing, as lojas ampliam os prazos e descontos para atrair os consumidores, ávidos por liquidações. Nesse momento, os lojistas tentam compensar a queda de demanda em relação ao Natal, se desfazer dos estoques, e se preparar para a entrada da coleção outono-inverno, com descontos que chegam a 70%.

Neste ano, no entanto, as vendas foram afetadas pela proximidade das férias e do Carnaval, variando de setor para setor; e até mesmo da localização dos shoppings. Para alguns lojistas, na região Centro-Sul, foi apurado crescimento. Para outros, nas regiões Leste e Norte, foi percebida a manutenção e queda nas vendas, em comparação com o mesmo período do ano passado. Entre os principais motivos, a concentração de vários centros de compras em uma mesma região.

Para a gerente da M.Martan do BH Shopping, Valéria de Fátima da Silva, o curto período da "Liquidação do Lápis Vermelho", promovida entre 31 de janeiro e 3 de fevereiro, foi insuficiente "para girar todo o estoque". Segundo ela, a loja segue a orientação da empresa, e faz a promoção junto com as outras lojas, especializadas em cama, mesa e banho. Em sua avaliação, os descontos, que chegam a 50%, têm gerado bons resultados. "Estamos vendendo muito bem. Está excelente", informou, lembrando que a liquidação será estendida até o início de março, quando chega a nova coleção.

Uma loja de outro segmento, também no BH Shopping, também tem motivos para comemorar. Segundo a gerente da Malwee Infantil, Fernanda Avelar, ainda não é possível mensurar os resultados das vendas em janeiro e fevereiro, "mas estão melhores do que o ano passado", afirma. Assim como a M. Martan, a Malwee Infantil oferece descontos de até 50%, e segue o prazo estipulado pela fábrica para as promoções. Essa termina em fevereiro, com perspectiva de nova coleção também em março.

Embora o outono-inverno não pareça um momento muito promissor para as vendas de lingerie, na Água Fresca do DiamondMall, as projeções são diferentes. "Estranhamente, esse é um dos melhores momentos para a loja", comenta a vendedora responsável, Patrícia Regina dos Santos. Segundo ela, diferente do resultado apurado por comércios de outros setores, e de outros shoppings, a loja apresentou "um resultado muito bom, com um mix de produtos que atende a diversos públicos", informou.

No entanto, ela reconhece que, mesmo assim, não conseguiu acabar com o estoque da coleção primavera-verão. E a solução, segundo Patrícia, será alongar as promoções, com descontos de até 50%, até o lançamento da coleção de inverno, na segunda quinzena de março.

No Pátio Savassi, na região Sul, a loja da Lacoste também tem apurado bons resultados com a liquidação que começou no dia 19 de janeiro e segue até a primeira semana de março. "Como trabalhamos em rede, nossas promoções nunca coincidem com as dos shoppings. E a do Lápis Vermelho durou apenas quatro dias", explica. Como a loja só completará um ano em maio, a gerente Magna Patrícia Dutra não tem como comparar os resultados com o ano passado.

No entanto, ela observa que nesse mês de fevereiro, ainda em curso e com o Carnaval, as vendas superaram as de janeiro. "Trabalhamos com peças mais caras e como oferecemos descontos de até 50%, os consumidores apareceram", comenta. Segundo ela, a promoção continua até o fim do estoque e as expectativas são positivas para os próximos meses. "O inverno é uma época muito boa", projeta.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Lojas têm acesso à alerta sobre documentos perdidos

Acordo firmado entre a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-RS) e a Secretaria de Segu...

Veja mais
Varejo abre temporada de vendas para a Páscoa

Fabricantes projetam produção de 80 milhões de ovos de chocolatePassada a Quarta-feira de Cinzas, &...

Veja mais
Açaí está mais caro na Grande Belém

O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) do Pará divulgou nes...

Veja mais
Nota Fiscal Cidadã aprimora o registro de reclamações dos consumidores

O Programa Nota Fiscal Cidadã, de estímulo à cidadania fiscal, continua recebendo adesões de...

Veja mais
Consumo: brasileiro é o mais receptivo a lançamentos

Consumidor do país é o que mais quer comprar produtos recém-lançados na comparaç&atil...

Veja mais
Mercado de genéricos perde ritmo em 2012

Após mais de dez anos de crescimentos robustos, a indústria de medicamentos genéricos brasileira pe...

Veja mais
Coutinho defende apoio a setor de laticínios

Para presidente do BNDES, segmento é relevante; economista Mansueto Almeida critica a operaçãoO ped...

Veja mais
Europeus temem descontrole alimentar

Escândalo da carne de cavalo ganha proporções maiores e mais produtos têm as vendas suspensas;...

Veja mais
Empresas criam estratégias para reduzir uso do e-mail

Segundo especialistas, uso exagerado da ferramenta reduz a produtividadeQuase um mês e meio de trabalho: esse foi ...

Veja mais