Perfil do carioca e alta na renda fazem empresas de higiene, alimentos e bebidas lançarem produtos na cidade
A vaidade da mulher carioca, o interesse por esportes a céu aberto e a vida social movimentada dos moradores da cidade maravilhosa têm atraído a atenção de grandes marcas de higiene pessoal, alimentos e bebidas, que optam por testar ou lançar seus produtos primeiro no Rio. Desde 2012, O Boticário, Rexona, Kibon, Antarctica, Sadia e os sucos Bela Ischia foram algumas das marcas que contemplaram os cariocas com produtos em primeira mão ou com versões exclusivas de lojas e embalagens.
Além do aumento do poder aquisitivo, pesquisas de perfil do comprador feitas por essas empresas chegam a uma conclusão unânime: o carioca gosta e valoriza o cuidado com o corpo acima da média nacional. Para aproveitar a característica e testar uma inovação, O Boticário inaugurou no último trimestre do ano passado o Nativa Spa, no Barra Shopping, um novo conceito de loja desenvolvido pela marca. Sem vitrine, o espaço tem pias para a experimentação dos sabonetes e atendentes especializadas na aplicação dos 150 produtos próprios.
— A carioca tem uma relação próxima com a saúde e com o corpo. Por isso, escolhemos o Rio para abrir esse espaço que possibilita à consumidora uma experiência sensorial dos produtos — explica Marcella Nogueira, gerente de desenvolvimento de Canais Nativa Spa, acrescentando que o projeto deve deixar de ser piloto para chegar a outras cidades em 2014.
Picolé Kibon de volta à praia
Foi pelos mesmos motivos destacados pela gerente do Nativa Spa que a gigante Unilever focou o lançamento do Rexona Natural Protection, com sal marinho absorvente, nos cariocas. Com pegada natural e indicado às esportistas, a empresa deu prioridade à Cidade Maravilhosa. Mas, dentro da Unilever, a marca mais próxima do Rio é a Kibon, que acertou há poucos dias a volta da venda de seus picolés na orla carioca.
— Desenvolvemos um novo visual para as geladeiras e também para as carrocinhas, que dá a entender ‘Kibon ama Rio’. A palavra ama será representada pelo nosso logo — antecipa Cecília Dias, gerente de marketing da empresa.
A empresa aproveita meses mais quentes do ano para concentrar os lançamentos de sabores de picolés e usa o Rio como mercado pioneiro. Como exemplo, Cecília cita o Magnum Dark, feito com chocolate belga e 60% de cacau, que começou a ser vendido no Rio em outubro, um mês antes de ir para o resto do país. O forte movimento turístico é outro fator que contribui para a decisão da empresa de lançar os sorvetes nas praias fluminenses, uma vez que os visitantes voltam às suas cidades “espalhando a novidade”.
Experimentando pratos e sucos
Já a Sadia, depois de detectar que o uso de comidas congeladas é maior no Rio, tem feito pratos específicos ao paladar carioca. Em 2011, segundo a empresa, houve o primeiro lançamento exclusivo, um escondidinho de carne. Esta semana, outros cinco pratos com viés saudável chegarão aos cariocas. As pesquisas da empresa não explicam por que o carioca consome mais comida congelada do que o resto dos brasileiros. Mas, para Eduardo Bernstein, diretor de marketing da BRF Brasil Foods (dona da Sadia), uma das respostas prováveis é a vontade de passar mais tempo na rua do que na cozinha.
Convidar cariocas para experimentar o produto antes que ele chegue às gôndolas também tornou-se um ritual nas empresas. A fotógrafa Stella Barros, de 31 anos e que mora na Barra, foi convidada para provar o suco de abacaxi com hortelã da Bela Ischia antes de o item começar a ser vendido nas lojas. O produto recebeu seus comentários e críticas antes de chegar nos supermercados.
— Os cariocas têm o costume de misturar sabores nas casas de sucos, então criamos um suco pronto que já vem com a mistura — contou Renata Tilli, diretora de marketing da empresa.
O segmento de cerveja é outro que aproveita o forte movimento turístico para oferecer novidades. A Antarctica preparou cinco latinhas personalizadas para o carnaval com trabalhos assinados por Ziraldo. Além disso, a empresa patrocinou blocos do Rio.
Veículo: O Globo - RJ