Criada pelo casal Lindolfo e Elza Martin, em 1984, na cidade de Campo Grande (MS), a bandeira Multicoisas nasceu de uma pequena loja, que havia sido erguida com aporte inicial equivalente ao valor de um Fusca. No primeiro momento, o objetivo era ter de volta o montante em um ano - o que, com o passar do tempo, se revelou um investimento a um prazo muito mais extenso. Hoje, quase 30 anos depois, a rede conta com 153 lojas, distribuídas por quase todos os estados brasileiros. Com a abertura de mais 20 lojas, o grupo espera faturar aproximadamente R$ 315 milhões, em 2013, o que representa uma alta de 14,8% sobre o ano anterior, quando teve avanço de 19,56%.
Com expertise de longa data no ramo, Nelson Oshiro, diretor de expansão da empresa, avaliou que esta é uma perspectiva comedida, uma vez que o crescimento registrado em 2012 foi "mais calmo" do que o previsto, em suas próprias palavras. "O desempenho do varejo foi mais contido no ano passado, em relação a 2011. O primeiro semestre foi amarrado, e o segundo não correspondeu ao que nós precisávamos para crescer no ano."
No entanto, acompanhando as expectativas mais otimistas de avanço do segmento em 2013, Oshiro declarou que é impossível não crescer. "Existe uma percepção muito forte para a evolução. Logo na virada, já começaram a aparecer os primeiros sinais positivos", afirmou.
É por causa disso que a estimativa de alta não é considerada tão ousada. Os bastidores, no entanto, asseguram o otimismo. Das 20 unidades previstas para 2013, nove já estão nas mãos de franqueados, e, segundo nota, chegam por mês, em média, mais de 300 contatos de empreendedores interessados no modelo. Em abril se dará a primeira abertura. "Temos inaugurações já para quase todos os meses", destacou Oshiro.
Por meio do sistema de franquias, a loja conserva o seu conceito, de fornecer aos clientes soluções diferenciadas para organização de casas, escritórios e jardins, e o dissemina por todo o Brasil.
A ideia veio à mente do casal fundador enquanto atendiam os frequentadores de sua primeira loja, batizada de Multicasa. Ao perceberem que havia uma forte demanda por peças e ferramentas para pequenos reparos, implantaram algumas mudanças no modelo de operação da marca as quais deram origem à Multicoisas em 1984.
Além do nome, abandonaram o formato tradicional de atendimento no balcão, e, aliando a conveniência do autosserviço à orientação personalizada aos consumidores, lançaram as bases para o sucesso da operação atual.
"O nosso mix de produtos é de uso obrigatório. Todo usuário tem que ter. É como se fosse o pãozinho da padaria", disse o executivo, referindo-se à utilidade cotidiana dos mais de três mil artigos disponibilizados pela rede, que vão de parafusos, buchas e lâmpadas, a acessórios de informática, pilhas, adaptadores e artigos para cozinha.
A companhia se dirige às classes A e B, mas não desconsidera a participação cada vez mais crescente da classe C, que passou a incorporar o público-alvo do empreendimento nos últimos anos. "Estamos prestando muito atenção neste grupo." A rede, como um todo, recebe em média um fluxo de 840 mil pessoas por mês. O tíquete médio fica em torno de R$ 42. As principais concorrentes são as empresas do setor de vendas de material de construção, como Leroy Merlin e Telhanorte.
Diferencial
Menores em extensão do que as unidades controladas por essas gigantes, as lojas Multicoisas se aproveitam justamente do tamanho para se diferenciar. "Nós focamos muito no conceito da nossa missão. Enfatizamos a formação qualificada tanto da equipe como do franqueado", diz Oshiro.
O grupo detém dois centros de distribuição, chamados de Rede Forte, um em Osasco (SP) e outro em Campo Grande (MS). Os dois operam nos mesmos moldes de uma cooperativa, cuja função é administrar a logística da rede, que conta hoje com mais de 450 fornecedores.
Veículo: DCI