Ovos de Páscoa chegam ao varejo do Recife com reajuste médio de 6%

Leia em 2min 40s

O mês de março mal começou e o clima de Páscoa já toma conta do comércio. Milhares de ovos de chocolate estão à disposição dos consumidores que não dispensam o produto na Semana Santa. Mas os ovos devem vir acompanhados de uma surpresa nada agradável: os preços mais altos do que os praticados em 2012 - até porque a inflação continua subindo.  No ano passado, por conta da valorização do dólar frente ao real, o produto chegou às gôndolas com reajuste entre 7% e 9%. Neste ano, as indústrias evitaram falar em gastos extras.

“O aumento é normal, principalmente pelos custos com mão de obra, embalagens e ingredientes necessários nas linhas de produção”, afirma o vice-presidente de chocolates da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), Ubiracy Fonseca.  A entidade preferiu não traçar percentuais, mas Ubiracy diz que os principais insumos da indústria de chocolates - o cacau, o leite e o açúcar - sofreram com as pressões inflacionárias.

Os ovos da Lacta, por exemplo, estão entre 5% e 6% mais caros. “Ainda conseguimos reduzir o reajuste, que poderia ser bem maior”, pondera a gerente de marketing de Páscoa da marca, Renata Del Claro.

Já os produtos da Garoto subiram 5%, mesmo reajuste aplicado pela Nestlé.  O ovo mais em conta da marca brasileira é o “Croods”, de 120g, que custa R$ 13,99. Para quem pode gastar um pouco mais, os preços chegam a R$ 66,49 (Super Talento, com 1kg).  Na Nestlé, os preços variam entre R$ 15,69 (Passatempo, com 120g) e R$ 49,99 (Alpino Formato, com 350g).

A autônoma Midiane Silva, 33, aproveitou a primeira semana de parreiras cheias de chocolates para pesquisar os preços, mas reclamou. “Estou achando os preços bem mais salgados do que no ano passado”, disse ela. “Tenho quatro filhos e quero gastar, no máximo, R$ 100 na compra dos ovos”, calcula. Até o domingo de Páscoa, Midiane espera encontrar alguma promoção nos supermercados da cidade.

Se esperar mais um pouco, talvez a consumidora consiga aproveitar alguma promoção. É o que garante o vice-presidente da Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), Djalma Cintra. Segundo ele, as ações promocionais das redes varejistas são mais comuns na Semana Santa, que neste ano começa no dia 29 de março. “Mas os consumidores correm o risco de ficar sem o produto desejado, caso os estoques acabem antes do previsto”, alerta. De acordo com Djalma, a variação nos supermercados recifenses está dentro do calculado pela Abicab. “Os ovos estão, em média, 6% mais caros”, estima. Já os outros itens, como bombons e tabletes, estão com preços estáveis.

A rede de supermercados Extra iniciou uma promoção no dia 1º deste mês. Até o dia 11 de março, quem comprar três ou mais ovos de qualquer marca (Lacta, Garoto ou Nestlé) receberá um desconto de até 25% em um dos produtos. Os mais vendidos na rede, que são os ovos Sonho de Valsa (500g), Alpino (375g) e Talento (375g), custam R$ 45,99, R$ 34,99 e 33,99, respectivamente. Caso sejam adquiridos pela promoção, os preços caem para R$ 39,99, R$ 26,24 e R$ 25,50.



Veículo: Diário de Pernambuco


Veja também

Preço dos ovos de Páscoa varia até 59%

Passado o Carnaval, os supermercados se preparam para a primeira data comercial do ano: a Páscoa. Nesta ép...

Veja mais
Refeição básica tem alta de 60% na região

A dona de casa, habilidosa em pesquisar e calcular quais são os produtos de qualidade e mais baratos para prepara...

Veja mais
Tem gente nova na cozinha

A Kenwood chega ao Brasil com eletroportáteis que custam até R$ 7 mil. O problema será explicar aos...

Veja mais
Divulgação de itens leva 67% dos clientes a querer comprar

As principais redes varejistas têm estado mais preocupadas às mudanças de hábito do consumido...

Veja mais
Fósforos: fabricação e importação terão normas mais rígidas

Indústria tem até junho de 2014 para se adequar à nova regulamentação RIO &mdash...

Veja mais
Preço de hortaliças sobe 30,14% nos dois primeiros meses do ano

O tomate foi o produto que mais sofreu com a inflação: seu valor subiu mais de 50% em dois mesesComprar ho...

Veja mais
Whirlpool tem alta de 64% do lucro em 2012

Dona das marcas Brastemp e Consul, a subsidiária brasileira da fabricante norte-americana de eletrodomésti...

Veja mais
Varejo brasileiro testa seus produtos

Preocupadas com o escândalo envolvendo carne de cavalo em alimentos processados na Europa, empresas brasileiras - ...

Veja mais
Genéricos têm alta de 29,3%

São Paulo - As receitas com vendas  de medicamentos genéricos no Brasil tiveram alta de 29,3% em jane...

Veja mais