Passado o Carnaval, os supermercados se preparam para a primeira data comercial do ano: a Páscoa. Nesta época, quem gosta de presentear um familiar ou amigo com chocolates deve ficar atento e pesquisar. Isso porque o preço de um mesmo ovo pode variar até 59% entre as redes supermercadistas da região. É o caso do Sonho de Valsa de 530 gramas, da Lacta, que foi encontrado por R$ 31,45, em Mauá, e a R$ 49,99, em Diadema.
A equipe do Diário realizou a pesquisa em 14 estabelecimentos em Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires e apurou as marcas tradicionais - Nestlé, Garoto e Kraft, detentora da Lacta.
A segunda maior variação é do Talento de Avelã de 375 gramas, da Garoto. O doce foi encontrado por R$ 26,70 até R$ 38,49 (diferença de 44,16% - veja tabela abaixo). Um dos mais atrativos para as crianças, o Kinder ovo, da Ferrero, é comercializado tanto por R$ 29,99 quanto por R$ 37,90, disparidade de 26%.
Os valores nas sete cidades vão de R$ 18,88 a R$ 49,99 entre os itens pesquisados. Devido à diferença de preços sobre um mesmo produto, o Procon-SP orienta que o consumidor pesquise, ainda mais quando a mercadoria é vendida só em determinado período do ano.
Segundo o órgão de defesa do consumidor, o cliente deve se atentar quanto ao rótulo, que deve trazer identificação do fabricante, data de validade, peso e composição. "É importante analisar o peso dos ovos, pois as numerações indicadas nos rótulos não são equivalentes entre as marcas", pontua o Procon-SP.
É preciso ainda verificar a embalagem, que deve estar em boas condições de armazenamento, longe de produtos de limpeza ou de odor forte e de qualquer fonte de calor.
Com tantas variedades e preços, a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) reforça que o consumidor não deixe para comprar na última hora, a fim de conseguir fazer boas aquisições. A associação projeta que haja cerca de 80 milhões de ovos de chocolate entre 800 mil pontos de vendas do País. As vendas nos supermercados, se comparadas ao mesmo período de 2012, devem crescer 15%, segundo a Apas (Associação Paulista de Supermercados).
Trocar marca gera economia ao consumidor
Quem não pode gastar muito com as compras da Páscoa encontra opções baratas entre marcas menos famosas. O Tortuguita (150 gramas) da Arcor, por exemplo, faz sucesso entre as crianças e pode ser encontrado a partir de R$ 17,45 até R$ 19,90. O ovo da Top Cacau do Backyardigans é vendido a R$ 9, em média.
As marcas Nestlé, Garoto e Lacta também oferecem ao público infantojuvenil opções entre R$ 16,90 e R$ 17,90, com personagens de desenhos e filmes. Outra opção são caixas de bombons, que variam entre R$ 6,99 e R$ 7,99.
PROJEÇÃO
De olho no mês pascal, a Coop (Cooperativa de Consumo), com matriz em Santo André, projeta crescimento de 8% nas vendas de chocolates e, para as marcas exclusivas, a expectativa é de alta de 3% no fornecimento em comparação ao mesmo período do ano passado. A rede Walmart espera que os produtos sazonais, com destaque para os chocolates, incrementem as comercializações em até 10%, ante a Páscoa de 2012.
Já o Grupo Pão de Açúcar, detentor da bandeira Extra, diz acreditar que o número de aquisições de ovos cresça 7% se comparado à mesma época do ano passado.
Apesar de não mensurar a expectativa de vendas, a rede Carrefour afirma que encomendou cerca de 7,5 milhões de unidades de ovos para atender à demanda.
Veículo: Diário do Grande ABC - SP