Batedores de açaí fazem curso com técnicas para melhorar produto

Leia em 2min 30s

Começam hoje, a partir das 15 horas, na sede da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), os cursos de capacitação de batedores artesanais de açaí da Região Metropolitana de Belém (RMB). Serão os primeiros cursos no Estado a ensinar a esses trabalhadores a técnica de branqueamento do produto, a fim de melhorar a qualidade do produto vendido aos paraenses e a outros mercados consumidores. Eles aprenderão a manusear a máquina criada para “branquear” o fruto. “Os dois grandes desafios do governo do Estado para incrementar a cadeia do açaí é melhorar a qualidade e aumentar a quantidade produzida no Pará. Essas iniciativas são importantes para o alcance desse objetivo”, afirma o titular da Sagri, Hildegardo Nunes. As informações são da Agência Pará.

Os cursos, que incluem boas práticas de manipulação, serão realizados com turmas diárias de até 30 participantes. As aulas serão ministradas de segunda a quinta-feira, por técnicos das secretarias Municipal de Saúde de Belém (Sesma) e de Estado de Saúde Pública (Sespa). O cronograma prossegue até o fim deste ano, para atender, inicialmente, 1.700 dos quase três3 mil batedores de açaí que trabalham na RMB. As inscrições estão sendo feitas pela Associação dos Vendedores de Açaí de Belém (Avabel), pelo telefone (91) 8873-4860.

No primeiro mês serão quatro turmas por semana, e depois, duas turmas. Posteriormente, o curso será levado ao interior do Estado, com prioridade para as regiões do Baixo Tocantins e do Marajó, que registram os maiores índices de doença de Chagas no Pará. Os participantes receberão cartilhas com instruções sobre a técnica do branqueamento e boas práticas de manipulação do fruto.

O governo do Estado também criará um selo de qualidade a ser concedido aos produtores e batedores que participaram do curso e cumpriram as normas sanitárias, em todas as fases de manuseio do açaí. As ações fazem parte do Programa Estadual de Qualidade do Açaí, coordenado pela Sagri, em parceria com mais 12 órgãos ligados aos setores agrícola, de saúde e de crédito. O programa marca um novo período para esse segmento da economia paraense, destinado à organização da cadeia produtiva e à transformação de produtores e batedores em pequenos empreendedores.

BRANQUEADOR

O equipamento para o branqueamento do açaí é fabricado em aço inoxidável sem emendas, para evitar acumulo de fungos. É composto por uma peneira, quatro tanques e o branqueador. No primeiro tanque é feita a lavagem dos frutos com água, no segundo com hipoclorito, e no terceiro é retirado o excesso de hipoclorito. Nessa fase, o açaí entra no branqueador com água aquecida a 80 graus centígrados, onde permanece por 10 segundos. Em seguida, entra no quarto tanque com água fria, onde ocorre o choque térmico para eliminação dos microrganismos. Após o branqueamento, o açaí está pronto para ser batido livre de contaminação. Esse processo garante um tempo maior de conservação do açaí sem alterar o sabor.



Veículo: O Liberal - PA


Veja também

Preço do leite tem alta inesperada

Forte calor reduziu o desempenho produtivo dos animais na maioria das regiões pesquisadasMotivo é a redu&c...

Veja mais
Preço dos ovos de Páscoa varia até 59%

Passado o Carnaval, os supermercados se preparam para a primeira data comercial do ano: a Páscoa. Nesta ép...

Veja mais
Refeição básica tem alta de 60% na região

A dona de casa, habilidosa em pesquisar e calcular quais são os produtos de qualidade e mais baratos para prepara...

Veja mais
Tem gente nova na cozinha

A Kenwood chega ao Brasil com eletroportáteis que custam até R$ 7 mil. O problema será explicar aos...

Veja mais
Ovos de Páscoa chegam ao varejo do Recife com reajuste médio de 6%

O mês de março mal começou e o clima de Páscoa já toma conta do comércio. Milha...

Veja mais
Divulgação de itens leva 67% dos clientes a querer comprar

As principais redes varejistas têm estado mais preocupadas às mudanças de hábito do consumido...

Veja mais
Fósforos: fabricação e importação terão normas mais rígidas

Indústria tem até junho de 2014 para se adequar à nova regulamentação RIO &mdash...

Veja mais
Preço de hortaliças sobe 30,14% nos dois primeiros meses do ano

O tomate foi o produto que mais sofreu com a inflação: seu valor subiu mais de 50% em dois mesesComprar ho...

Veja mais
Whirlpool tem alta de 64% do lucro em 2012

Dona das marcas Brastemp e Consul, a subsidiária brasileira da fabricante norte-americana de eletrodomésti...

Veja mais