Modelos LED GU10 8-50W, fabricados de janeiro a dezembro de 2012, devem ser recolhidos pela empresa
RIO — Os consumidores que compraram lâmpadas Philips MASTER LEDspot MV GU10 8-50W, fabricadas de janeiro a dezembro de 2012, estão sendo convocados a substituir o produto. De acordo com comunicado enviado pela fabricante ao Ministério da Justiça, a falha na lâmpada pode levar a uma “fuga da corrente elétrica”, com possibilidade de “choques elétricos” a quem tocar na lâmpada com a corrente elétrica ligada, com consequentes lesões físicas.
O recall foi protocolado na Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) pela Philips do Brasil. A campanha teve início dia 14 e abrange 1.320 unidades pertencentes ao Lote GU10, de códigos 9290002136 e 9290002137.
As lâmpadas com defeito podem ser identificadas por meio do código de produto, impresso na lâmpada. A empresa orienta que, para verificar este código, o consumidor primeiro desligue a energia elétrica e depois retire a lâmpada da luminária.
Os clientes que compraram este modelo de lâmpada com os códigos acima indicados devem ligar para o número 0800-979-1925, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h, para obter informações sobre os procedimentos de troca. A ligação é gratuita.
O Código de Defesa do Consumidor determina que é dever do fornecedor fazer o reparo ou a troca do produto ou serviço defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.
Segundo a empresa, o problema foi identificado na Suécia por três eletricistas profissionais. Nenhum deles sofreu lesão. No Brasil não há nenhum relato de acidente de consumo causado pelo defeito.
Veículo: O Globo - RJ