Empresa mineira processa batatas pré-fritas congeladas em sua unidade de Araxá, no Alto Paranaíba.
A demanda crescente por produtos pré-prontos tem estimulado os negócios da Bem Brasil, indústria de batatas pré-fritas congeladas instalada em Araxá, no Alto Paranaíba. Somente em 2012 a empresa apresentou crescimento de 40% no faturamento, que não foi revelado. A expectativa para este ano é positiva, e a agroindústria deve crescer 5% no mercado e também no faturamento.
De acordo com a coordenadora de Marketing da Bem Brasil, Juliana Monteiro, o crescimento registrado no último ano foi muito superior ao planejado inicialmente. Porém, devido a problemas enfrentados pela Argentina para exportar o seu produto para o Brasil, a empresa apostou no crescimento e conquistou parte desse mercado, antes abastecido pelos produtos argentinos.
Outro fator que contribuiu para a expansão da indústria foi o maior investimento na rede de distribuidores, que vem permitindo a consolidação da marca no mercado brasileiro. Nos últimos três anos a empresa praticamente dobrou o volume de vendas em toneladas. E as 38 mil toneladas produzidas em 2009 devem chegar a 80 mil neste ano e 100 mil toneladas em 2014.
"O fato é que houve consolidação da marca da empresa no mercado, e essa credibilidade precoce é o nosso maior lucro extraído do ano passado. Este ano vamos continuar a investir na ampliação do número de distribuidores, buscando fortalecer e capacitá-los para que a atuação da Bem Brasil no mercado continue em expansão", diz.
Insumo - Cerca de 70% da batata processada na indústria são originárias da produção do presidente da Bem Brasil, João Emílio Rocheto, que desenvolve a cultura em Minas Gerais. Os 30% restante são adquiridos na região Sul do Estado, grande polo de produção de batatas. Os principais mercados atendidos no país são o Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Sul.
Uma das metas da agroindústria para este ano é capacitar e ampliar o número de distribuidores. Também está nos planos da direção a promoção de um workshop para capacitação de sua rede distribuidora. Segundo ela, cerca de 80% das vendas da batata pré-frita congelada são feitas através da rede de distribuição, por isso, o interesse da empresa mineira em qualificar esse pessoal.
Para ampliar as vendas, a participação em feiras é também estratégica. Pelo segundo ano consecutivo, a Bem Brasil Alimentos, que é a maior indústria de batatas pré-fritas do país, participará da feira realizada pela Associação Paulista de Supermercados (Apas 2013), evento líder mundial do setor supermercadista.
O encontro entre a cadeia supermercadista está programado para acontecer entre 6 e 9 de maio, em São Paulo (SP). Para este ano, a proposta da agroindústria é aproveitar o evento no sentido de uma maior aproximação com sua rede distribuição, além de propecção de novos mercados.
Veículo: Diário do Comércio - MG