Em 2012, o mercado brasileiro de PCs não teve o desempenho esperado e apontou queda de 2% em relação a 2011, segundo o estudo Brazil Quarterly PC Tracker, realizado pela IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações. Durante todo o ano, foram vendidas 15,5 milhões de unidades, sendo 8,9 milhões de portáteis (notebooks, netbooks e ultrabooks) e 6,6 milhões de desktops.
O resultado do quarto trimestre fi cou aquém do esperado. Este é um período que, normalmente, aponta crescimento, mas, em 2012, foram vendidas 3,7 milhões de unidades, ou seja, 8% menos em relação ao terceiro trimestre. Do total, 41% foram desktops e 59% portáteis. “A queda se deu porque muitos varejistas ainda tinham estoques dos trimestres anteriores, formados com base no otimismo do início do ano em relação à economia do País”, declara Camila Pereira Santos, analista de mercado da IDC Brasil.
De acordo com o estudo da IDC Brasil, outro fato que deve ser levado em conta para a queda do mercado de PCs é que o usuário doméstico, que durante todo o ano de 2012 representou 66,6% do mercado total de computadores, optou por dispositivos mais baratos como tablets e smartphones. Os outros 26,7% foram para o segmento corporativo e 6,7% paragoverno e educação. “Assim como já era previsto, a distribuição dos recursos dos brasileiros entre computadores, tablets e smartphones contribuiu fortemente para os resultados abaixo do esperado para as vendas de computadores. Muitos já tinham optado por investir em produtos que tiveram redução de impostos como os carros e os de linha branca”, completou a analista da IDC.
No consolidado do ano de 2012, os desktops tiveram queda de 12% em relação a 2011 e os portáteis cresceram 7%. Segundo Camila, o que mantém o desktop no mercado é o segmento corporativo. “Existe uma tendência de queda, mais muito lenta porque a base de computadores instalados em empresas ainda é grande e a compra de notebooks por este segmento não é rápida”.
Durante todo o ano de 2012, foram vendidos 30 computadores por minuto no Brasil. Com o total de 15,5 milhões de unidades comercializadas, o País volta a ocupar a quarta posição no ranking mundial do mercado de PCs, ficando atrás de China, Estados Unidos e Japão.
Para o ano de 2013, a IDC espera que sejam comercializados 14,4 milhões de computadores, ou seja, 7,2% menos do que no ano passado. Olhando para uma perspectiva mensal, em janeiro de 2013, de acordo com o Brazil Monthly PC Tracker, nota-se que o desempenho já expressa o indicativo de queda durante o ano com resultado de queda de 22% quando comparado ao mês anterior (dezembro de 2012) e recuo de 4% se comparado com o mês de janeiro de 2012.
Veículo: Empresas & Negócios