Garantir a tranquilidade dos clientes na hora das compras é uma das preocupações das empresas que atuam na área de shoppings. Com a chegada dos eventos esportivos, então, a atenção é redobrada. Enquanto em todo o ano de 2012 foram contabilizados 44 assaltos, em 2013, no decorrer de apenas três meses, já foram registrados 18 assaltos.
Para transmitir confiança ao consumidor e sustentar a imagem de um ambiente altamente seguro, a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) promove a cada ano um encontro com os principais representantes do setor para discutir soluções que inibam ações criminosas dentro dos estabelecimentos.
Segundo o diretor de relações institucionais da entidade, Luís Augusto, disse que desde que o evento começou a ser realizado - há quatro anos - houve uma redução significativa do número de ocorrências verificadas nos centros comerciais. Enquanto em 2010 foram documentados 97 crimes dentro da área de centros comerciais, no ano de 2012 o mesmo dado desceu para 44.
"Agora temos uma delegacia especializada para arquivar casos ocorridos em shoppings. Não vamos conseguir chegar a 100% de segurança, mas a diminuição na quantidade de crimes, desde que estas reuniões começaram a serem feitas, é um fato", afirmou Luís Augusto. O posto policial ao qual o analista se referiu não é direcionado apenas para delitos em centros de compras: é um local que concentra todos os registros desse tipo de crime. Isso vai ao encontro do que o diretor-geral da imobiliária do setor JHFS, Lenine de Freitas, presente ao evento, relatou ao dizer que, hoje, as forças públicas têm uma participação importante na manutenção da segurança dentro dos shopping centers - operações controladas pela iniciativa privada.
Veículo: DCI