Panificação cresce 11,6%, com faturamento de R$ 70 bilhões

Leia em 1min 10s

O faturamento da panificação brasileira em 2012 cresceu 11,6% em relação ao ano anterior, movimentando R$ 70,29 bilhões



Este é o sexto ano consecutivo em que o setor registra crescimento anual superior a 10%. “Esse desempenho revela não apenas a importância econômica do setor, como também sua capacidade de resposta para atender às novas demandas e exigências do consumidor”, diz o presidente da Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip), Alexandre Pereira.

O comportamento positivo do setor foi obtido apesar da estagnação das vendas de seu principal produto – o pão, cujo consumo per capita está estacionado nos 33,5 quilos por habitante ano, pouco mais da metade dos 60 quilos recomendados pela ONU. Nesse ambiente, o crescimento do setor é explicado pelo processo de modernização que a panificação atravessa, com uma maior oferta de mix de produtos, novos e diferenciados serviços e avançados processos de gestão. “A padaria soube se reinventar, transformando-se num autêntico centro de conveniência para o consumidor”, diz Alexandre.

Em relação ao pão – o carro chefe do segmento – o presidente da Abip afirma que há grande espaço de crescimento, considerando-se o nível de consumo de países de condições sócio econômicas similares ao Brasil. “Os uruguaios consomem 51 quilos/ano, os argentinos, 73, e os chilenos, 98. Ou seja, há um enorme espaço para o incremento do consumo brasileiro, o que interessa a toda a sociedade, em razão das propriedades nutricionais do pão, um produto básico, rico em proteínas”, diz ele.



Veículo: Empresas & Negócios


Veja também

Embrapa orienta sobre uso da água na produção de leite

No Dia Mundial da Água, sexta-feira da semana passada, a Embrapa Pecuária Sudeste de São Carlos lan...

Veja mais
Varejistas apontam diálogo com Estado como saída para o setor

Após passar por um longo processo de maturação, o varejo se tornou tema de debate entre as principa...

Veja mais
Jequiti quer produção própria e mais consultoras em 2014

Com a intenção de começar 2014 com produção própria - hoje feita por sete gran...

Veja mais
Biscoito Globo rejeita as mudanças

O biscoito Globo, tradição nas praias do Rio, mantém a fórmula desde 1954. A embalagem tamb&...

Veja mais
Preço cai no atacado mas ainda sobe no varejo

Economistas dizem que a redução não é repassada ao consumidor por causa do frete mais caro e...

Veja mais
Irmãos reinventam negócio familiar

Em meio à crise no setor, indústria de cama, mesa e banho buscou o varejo popular e ganhou espaço n...

Veja mais
Agências aproximam empresas para criar produtos que unem marcas de diferentes segmentos

Iogurte casa com brinquedo, e bala, com caféEstratégia é facilitar o reposicionamento e gerar oport...

Veja mais
Abocanhar mercado top é alvo do setor de biscoito

Produto mais caro é estratégia para driblar baixo crescimento do setorBrasil é o segundo maior prod...

Veja mais
Isenção tira competitividade de setor de sabonete

O repasse integral da desoneração da cesta básica para os preços do sabonete pode tirar do m...

Veja mais