Abocanhar mercado top é alvo do setor de biscoito

Leia em 2min 30s

Produto mais caro é estratégia para driblar baixo crescimento do setor


Brasil é o segundo maior produtor mundial; consumo médio é de 6,2 quilos por habitante ao ano

Produtos "premium", como cookies e bolachas com apelo saudável, são a aposta da indústria brasileira de biscoitos para alavancar o desempenho do setor.

A estratégia busca driblar o baixo crescimento dos últimos anos. Diante da alta penetração do alimento nos lares do país, as empresas encontram dificuldades em aumentar o volume de vendas. A solução é elevar os ganhos com produtos mais caros.

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de biscoitos, atrás apenas dos EUA, com consumo médio anual de 6,2 quilos por habitante.

"O setor tem melhorado o mix de produtos, aumentando a participação dos biscoitos com maior valor agregado", afirma Luiz Eugênio Pontes, diretor de assuntos corporativos da Anib (Associação Nacional das Indústrias de Biscoitos).

Segundo ele, a elevação da renda tem aumentado a demanda de "premium". "O consumidor está ávido por inovação e sofisticação. Com poder para gastar mais, quer nas prateleiras produtos dos sonhos, além dos saudáveis, como os integrais".

O faturamento das indústrias de biscoitos foi de R$ 7 bilhões em 2012, crescimento de 3,2% na comparação com o ano anterior, segundo dados da Anib obtidos pela reportagem. Já o volume aumentou 2,5% no período.

"A tendência é que, gradativamente, os produtos mais elaborados passem a ser mais representativos no mercado de biscoitos do Brasil", diz Paulo Renato Menita, diretor industrial da Marilan.

Além da demanda crescente por produtos mais elaborados, a empresa vê aumento na procura de embalagens com porções individuais.

INVESTIMENTOS

A Piraquê vai começar a produzir cookies na sua segunda fábrica, que será construída com um investimento de R$ 250 milhões no distrito industrial da Codin (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro), em Queimados (RJ).

Foi fechada uma parceria para implantação da unidade nova no Estado. "Diante do compromisso de manter a receita na fábrica antiga, a Piraquê receberá benefícios fiscais na nova fábrica", afirma a presidente da Codin, Conceição Ribeiro.

A previsão é que a produção tenha início no primeiro semestre de 2015. "Vamos introduzir na nossa linha de produtos os cookies, que precisam de técnicas mais elaboradas para serem feitos", afirma Alberto Régis Távora, diretor financeiro da Piraquê.

Com a construção e a aposta de crescimento do setor nos próximos anos, a Piraquê pretende aumentar em 60% a capacidade de produção.

A empresa está fazendo um novo centro de distribuição no Estado, com investimento de R$ 50 milhões.

EXPANSÃO

A PepsiCo Brasil também tem investido no segmento "premium". No ano passado, começou a produzir cookies após uma expansão na fábrica de Sorocaba (SP). Antes, a produção era terceirizada.

Em dezembro, lançou um novo produto da categoria: os cookies com gotas de chocolate da marca Toddy.

"Acreditamos que com os recentes lançamentos e produtos inovadores temos um cenário bastante positivo", disse Daniel Assef, diretor de marketing da PepsiCo Brasil. A empresa ampliou ainda o portfólio da linha saudável.



Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Irmãos reinventam negócio familiar

Em meio à crise no setor, indústria de cama, mesa e banho buscou o varejo popular e ganhou espaço n...

Veja mais
Agências aproximam empresas para criar produtos que unem marcas de diferentes segmentos

Iogurte casa com brinquedo, e bala, com caféEstratégia é facilitar o reposicionamento e gerar oport...

Veja mais
Isenção tira competitividade de setor de sabonete

O repasse integral da desoneração da cesta básica para os preços do sabonete pode tirar do m...

Veja mais
Soluções para tornar mais ágil o atendimento no varejo

Estudo aponta que 70% dos consumidores aprovam a presença de vendedores que usam dispositivos móveis Estu...

Veja mais
Fornecedores já sentem retomada da indústria

Recuperação da demanda do setor anima cadeia produtiva e incrementa as vendas do primeiro trimestre em at&...

Veja mais
Marcas adaptam produtos a fãs da faxina

Para a maioria das pessoas, limpeza doméstica não é exatamente uma diversão. Por isso, exist...

Veja mais
Congelamento de preços na Argentina ainda resiste

Em um mês e meio de vigência, o congelamento informal de preços na Argentina, para surpresa até...

Veja mais
Segmento de higiene e beleza representa 37% das vendas

Da mesma forma que as mulheres invadiram os espaços que eram considerados masculinos, os homens também est...

Veja mais
Um ovo é igual a muitas barras de chocolate

Preço do formato que encanta crianças e adultos é 360% maior do que o normalTúneis de ovos c...

Veja mais