Preço do leite dispara no mercado externo

Leia em 2min 30s

Os preços do leite alcançaram níveis recordes no mercado internacional, influenciados pela seca na Nova Zelândia, principal exportador mundial, e pela disputa dos compradores chineses pelo fornecimento do produto. Os custos com leite são repassados a outros produtos lácteos, o que amplifica o impacto da alta sobre os preços ao consumidor.

O preço referencial do leite neozelandês de exportação subiu 62% desde o início deste ano e atingiu recorde nesta semana, na esteira da maior estiagem do país em três décadas em termos de área afetada. A Ilha Norte, onde se produz a maior parte do leite da Nova Zelândia, está entre as áreas que mais sofrem com a estiagem, conforme informações do governo do país.

"Quase todos os fazendeiros em todas as partes da Ilha Norte enfrentam condições de aridez muito difíceis", disse o ministro neozelandês da Indústria Primária, Nathan Guy, na semana passada. A Nova Zelândia é o maior país exportador de leite do mundo. Responde por 60% do comércio internacional de leite integral em pó, a forma mais comercializada da commodity, de acordo com dados do Departamento da Agricultura dos EUA (USDA).

Tim Hunt, estrategista do banco holandês Rabobank especializado no segmento de laticínios, prevê que a produção nos últimos meses da atual temporada será entre 15% e 20% menor do que na anterior. "A Nova Zelândia passa por uma seca severa".

Ao mesmo tempo, os compradores na China, maior país importador, intensificaram a procura em meio a um inverno rigoroso que reduziu a produção doméstica e às mudanças nos hábitos alimentares, que ficaram mais ocidentalizados e com maior teor nutritivo, o que estimulou o consumo de laticínios. Em janeiro deste ano, as importações chinesas de leite foram aproximadamente 70% maiores do que no mesmo mês do ano passado, de acordo com informações fornecidas por Hunt.

No leilão mais recente realizado nesta semana pela cooperativa neozelandesa Fonterra, o maior grupo de laticínios do mundo, o preço do leite integral em pó subiu 21%, para o recorde de US$ 5.116 por tonelada. "Houve disputas para assegurar, antes do fim da temporada, o fornecimento limitado da Nova Zelândia", afirmou o economista Com Williams, especializado no setor agropecuário na ANZ.

O aumento dos preços afetará grandes importadores de leite,e mais diretamente, a China. Outros grandes consumidores, como os Estados Unidos e a Europa, são em grande parte autossuficientes, mas a valorização dos preços internacionais do leite também poderá impactá-los e pressionar seus preços internos, já que exportar passa a ser mais atrativo para os produtores locais, de acordo com Hunt.

"A maré cheia levanta todos os barcos. Vai pressionar para cima os preços no atacado e levar a uma pressão generalizada de alta nos mercados varejistas". Hunt ressaltou, no entanto, que o impacto no preço varejista dos laticínios será bem menor do que o nos preços atacadistas, já que boa parte do aumento é absorvida pelas empresas alimentícias.

"O cenário econômico, em particular na União Europeia, torna extremamente difícil repassar aumentos de preço sem impactar seriamente seus volumes [de vendas] em 2013", disse Hunt.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Coloridos, pratos para quem está de dieta são oferecidos como marmitas nos supermercados

Comer com prazer, sem sentir culpa nem ter trabalho. As sócias Cacau Melo e Caro Gall partiram desse conceito par...

Veja mais
Café deverá subir, prevê Rabobank

O banco de investimento Rabobank projeta alta de 14% nos preços internacionais do café arábica at&e...

Veja mais
International Paper retoma projeto de papel em Três Lagoas

A International Paper (IP), maior fabricante mundial de papéis de imprimir e escrever, retomou os estudos para im...

Veja mais
Unido, setor varejista brasileiro prevê que a década será de formalização

Durante o 1˚ Fórum Nacional do Varejo, empresários do comércio reclamam da burocracia tribut&a...

Veja mais
Danone anuncia nova linha de produtos

Parceria em produtos lácteos frescos inova com sugestão de reaproveitamento da embalagem de maneira l&uacu...

Veja mais
Páscoa já movimenta supermercados de BH

Expectativa é de que a comercialização supere em 20% o ano passado.A semana em que a demanda por ov...

Veja mais
Nestlé faz recall de chocolate Kit Kat em oito países

A Nestlé anunciou o recall de quatro versões da barra de chocolate Kit Kat Chunky em oito países. A...

Veja mais
Gomes da Costa lança embalagens especiais de seus pescados para a Páscoa

      A Gomes da Costa acaba de lançar uma campanha promocional dos seus produtos p...

Veja mais
Embrapa orienta sobre uso da água na produção de leite

No Dia Mundial da Água, sexta-feira da semana passada, a Embrapa Pecuária Sudeste de São Carlos lan...

Veja mais