A LBR - Lácteos Brasil, que entrou com pedido de recuperação judicial em fevereiro, informou ontem o encerramento da produção em suas fábricas de queijos nos municípios de Gaurama (RS) e São José dos Cedros (SC).
A empresa ainda reduziu a produção na usina de beneficiamento de leite UHT da marca Bom Gosto em Fazenda Vilanova, também no Rio Grande do Sul, onde foram demitidos 84 funcionários.
Em nota, a LBR disse que as plantas de Gaurama e São José dos Cedros passarão a funcionar como postos de resfriamento de leite cru, que será enviado para outras unidades das regiões Sul e Sudeste. O número de empregados dispensados e remanescentes nesses locais não foi informado.
Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação de Estrela (que atua também no município de Fazenda Vilanova), Pedro Mallmann, depois das demissões restaram 124 funcionários na unidade da LBR no município. Segundo ele, a planta empregava cerca de 300 pessoas até meados do ano passado, mas o número já vinha sendo reduzido gradualmente desde o segundo semestre.
Mallmann afirmou que a LBR propôs parcelar em seis vezes as verbas rescisórias (exceto o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) dos demitidos que trabalhavam há mais de um ano em Fazenda Vilanova. O assunto está sendo analisado pelo departamento jurídico do sindicato.
Veículo: Valor Econômico