Empresários querem ações de estímulo e desenvolvimento dos comerciantes de menor porte nos municípios
Fortaleza Essencial para o desenvolvimento das pequenas cidades, o comércio varejista está cada vez mais fortalecido no Interior do Ceará. Além da significativa atuação dos comerciantes e dos demais empreendedores, a relação destes com o setor atacadista é um dos principais propulsores da economia local.
Em março, no Centro de Eventos do Ceará (CEC), líderes do ramo atacadista participaram do seminário de afiliadas da Abad, presidida pelo empresário José do Egito, com o intuito de traçar estratégias como o apadrinhamento para ajudar o segmento
Reunidos no último dia 9 de março, no Centro de Eventos do Ceará (CEC), líderes do ramo atacadista participaram do seminário de afiliadas da Associação Brasileira de Atacadista e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad), presidida pelo empresário José do Egito.
No evento, os empresários cearenses também comentaram com entusiasmo sobre o primeiro Fórum do Varejo Competitivo longe da Capital realizado no último mês de março, na cidade de Juazeiro do Norte. As ações do Fórum incluem a capacitação do pequeno varejista, em especial àqueles do canal alimentar.
O processo se dá a partir do apadrinhamento desses comerciantes pelos empresários atacadistas com o objetivo de dar fôlego e ritmo às vendas e evitar casos de falência diante da competitividade com redes consolidadas no setor do varejo alimentar. Para o presidente da Associação Cearense dos Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Acad), Adailton Pinto Melo, o serviço impede que a origem dos pequenos varejistas seja um limitador de sua atuação no mercado. Entre as medidas efetuadas pelos distribuidores, o presidente da Acad acrescenta que o atacado permite o financiamento das mercadorias aos comerciantes, além de consultoria por meio de um promotor de vendas que auxilia nas instruções para manusear mercadorias e precificar os itens.
"Nós, atacadistas, estamos preocupados com a chegada de grandes cadeias financiadas pelo capital estrangeiro em pequenas cidades, o que chega a desarticular o negócio de 50 comerciantes de uma vez. Por isso, estamos capacitando para que eles tenham continuidade, os estimulando a ter ideias como melhorar o layout da marca, investir na qualificação da estrutura e do atendimento aos clientes, saber manipular alimentos e, com isso, criar outros espaços como padarias, lojinhas que vendem sushis, entre outros", diz Melo.
Mercado garantido
Diretor de uma distribuidora que atende a todos os municípios cearenses, Jocélio Parente reforça a importância de se voltar ao mercado do Interior a partir da experiência de sua empresa. "É um mercado que hoje nos traz o maior crescimento, principalmente pela renda, que é facilitada pelos projetos do governo".
O empresário explica que tem atenção em enviar vendedores diretos, além de entregar a mercadoria na porta de cada comerciante, fazendo com que ele não tenha a necessidade do deslocamento para adquirir os produtos. Sobre a competitividade no mercado do Interior, ele ressalta os valores que são estimulados pela própria Abad. "É uma competitividade que tem espaço para todo mundo, porque a Abad desenvolve bastante o cooperativismo e, através disso, entendemos que há muita oportunidade no mercado, além dos momentos em que trocamos ideias das operações realizadas", diz.
Para o empresário Honório Pinheiro, presidente da Federação das CDLs do Ceará, todos os avanços que estão sendo construídos, no sentido de modernizar e estimular o setor, vão gerar boas oportunidades para o mercado cearense.
Veículo: Diário do Nordeste