Minas, que representa 20% do plano de expansão da Hope, terá seis novas lojas
Com 47 anos no mercado e 118 lojas espalhadas pelo Brasil, Israel, Argentina e Portugal, a Hope Lingerie comemora os bons resultados de 2012, quando alcançou 35% de aumento no número de lojas, e anuncia a meta de novas 50 franqueadas para 2013. Segundo o diretor de expansão da Hope, Sylvio Korytowski, delas, no mínimo, seis serão em Minas Gerais. "O Estado representa 20% do plano de expansão da Hope. Minas tem características muito específicas. O grande número de municípios, as diferenças econômicas e culturais das regiões tornam o Estado complexo e, ao mesmo tempo, um grande campo de oportunidades. Nossos estudos mostram que podemos negociar até 12 unidades em 2013", avalia Korytowski.
Entre as cidades mais cotadas estão, além da Capital, que pode receber até quatro novas operações, Sete Lagoas, na região Central; Governador Valadares, no Vale do Rio Doce; Ipatinga, no Vale do Aço; Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH); Poços de Caldas, no Sul; e Patos de Minas, no Alto Paranaíba. levada em conta a relação entre população e poder aquisitivo. "Estudamos não apenas o município, mas sim, o entorno dessas cidades que compõem a região. As oportunidades se multiplicam à medida que a economia se interioriza e os consumidores exigem a presença de produtos e serviços de qualidade nas suas cidades", explica o diretor.
Para as cidades com menos de 150 mil habitantes ou bairros afastados dos centros comerciais das grandes cidades existe o modelo Hope sob Medida. O projeto permite que lojas multimarcas tenham um corner exclusivo Hope com o investimento de R$ 10 mil. A ideia é que a marca ganhe visibilidade em mercados menores e que o comerciante incremente seu negócio. "O modelo store in store é também uma oportunidade para estreitar o relacionamento entre marca e o parceiro e capacitá-lo para ser um franqueado no futuro. Ele fortalece seus conhecimentos de varejo e nós ganhamos a expertise que ele tem no mercado local", afirma. O modelo alcançou 210 unidades em um ano e deve fechar 2013 com 300.
O perfil do franqueado deve ser o de operador. "Acreditamos no empreendedor que está à frente do negócio. Ser franqueado é trabalhar duro em gestão. A qualidade do produto nós garantimos, e ele tem que cuidar da comunicação com o consumidor. A Hope é uma indústria que tem no franchising um canal de distribuição e contato direto com as consumidoras", completa.
As unidades instaladas fora do Brasil, deve se somar, em breve, uma no Chile. Outros países da América do Sul, o México e os Estados Unidos também estão na mira da empresa. "Nossas operações fora são negócios que surgiram pelo senso de oportunidade. Existe, claro, um interesse, mas não um esforço concentrado nisso. O nosso maior objetivo continua sendo o Brasil. Nosso país é alvo constante de interesse estrangeiro e devemos cuidar do nosso mercado sob pena de perdê-lo", finaliza.
Veículo: Diário do COmércio - MG