Brasília - As vendas no varejo subiram 12,38% em março na comparação com o mesmo mês do ano passado e aumentaram 10,22% ante fevereiro, de acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), com base no levantamento realizado junto com o Sistema de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O resultado de março ante fevereiro é o maior em 12 meses. No primeiro trimestre, houve uma elevação da atividade comercial de 9,16% ante igual período do ano passado.
O resultado do mês passado demonstra, de acordo com a CNDL, a continuidade dos impactos positivos das melhores condições do crédito influenciadas pela manutenção da taxa básica de juros, a Selic, no piso histórico de 7,25% ao ano. Além disso, a entidade destacou a farta oferta de crédito com prestações alongadas e a melhora do mercado de trabalho. " um crescimento robusto porque a trajetória do comportamento das vendas em 2012 foi toda no azul", avaliou a economista do SPC Brasil, Ana Paula Bastos, em nota à imprensa. Segundo ela, as políticas de incentivo ao consumo são fatores responsáveis pelo crescimento das operações de crédito no comércio varejista.
Já o aumento de fevereiro para março foi atribuído ao fator calendário. Além de contar com dois dias úteis a mais, o mês passado foi beneficiado pela Páscoa, que é uma das datas mais importantes para o faturamento do varejo. O comportamento das vendas é obtido a partir das consultas que os lojistas fazem ao SPC Brasil dos clientes que pagam com cheque ou de forma parcelada.
Dia das Mães - Depois do forte resultado do primeiro trimestre do ano, a CNDL vai revisar para cima sua projeção de crescimento das vendas na semana que antecede o Dia das Mães, atualmente em 4%. Nesse mesmo período no ano passado, a alta foi de 4,40%. "No mínimo, vamos atingir essa marca de 2012. Vamos fazer a revisão pois não esperávamos um trimestre tão forte", disse o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior. Ele também disse que só fará a projeção para o resultado das vendas em 2013 depois dos dados de abril, pois o primeiro trimestre do ano costuma apresentar dados muito voláteis.
Segundo ele, a projeção ainda não foi fechada, mas certamente será maior do que a expectativa de crescimento de 6% apresentada no fechamento do ano passado e que foi logo abandonada. "Os indicadores que temos já sinalizam que o resultado será superior a essa marca", disse Pellizzaro Junior.
De acordo com ele, além do resultado do primeiro trimestre, também contribuirá para a atividade do setor o fato de, no segundo semestre, os feriados caírem quase todos nos fins de semana. "Para nós, é uma dádiva, pois produtos e serviços concorrem entre si porque o dinheiro do consumidor é um só", afirmou. "Foi-se o tempo que gravata competia com gravata. Hoje, serviços e comércio concorrem e o fato de os feriados serem em menor quantidade neste ano ajuda bastante." (AE)
Veículo: Diário do COmércio - MG