Computadores para todos

Leia em 3min 20s

Em 2012, foram vendidas 19 milhões de unidades em 2012; em 2013 serão vendidos 22,6 milhões.

Com o avanço da informatização no País – puxado principalmente pelo popularização dos tablets –, o Brasil alcançará a média de um computador por habitante em 2016. A conclusão é da 24ª edição da pesquisa anual "Administração e Uso de TI nas empresas",  divulgada ontem pelo GVCia–Centro de Tecnologia da Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV).
 
Hoje, segundo o levantamento, há no País 118 milhões de máquinas em uso tanto corporativo como doméstico, o que significa uma penetração de 60%  – ou seja, 3 para cada 5 habitantes. "Até 2016, esse número vai pular para 200 milhões. A nova previsão antecipa em um ano (ante a pesquisa anterior) que essa penetração chegue a 100% per capita puxada pelo crescimento de unidades vendidas. O principal motivo são tablets", explica o coordenador da pesquisa Fernando Meirelles. 
 
Já a venda de computadores – 19 milhões de unidades em 2012 –, continuará a aumentar: a pesquisa estima que em 2013 serão vendidos 22,6 milhões, o que equivale a uma unidade por segundo. "Com isso, o Brasil  fica bem acima da média mundial do uso de computadores (41%), telefones e TVs", destacou o professor.
 
Por outro lado, comparativamente, a pesquisa mostra que o Brasil tem mais telefones em uso – "que dependendo do modelo, já fazem tudo o que uma TV ou um computador pessoal fazem", lembrou Meirelles – que habitantes. A penetração é de 156%, ou três para cada dois usuários, mesma taxa dos EUA e acima da média mundial (de 115%).
 
Nas empresas – Gastos e investimentos com Tecnologia da Informação (TI), que representaram 7,2% da receita líquida das empresas em 2012 (sendo que aproximadamente 60% incluem nesse tipo de gasto também o desembolso com Telecom, informou Meirelles), além de terem triplicado nos últimos 18 anos, devem chegar a 8% desse montante até 2017, informou a pesquisa,  que entrevistou 5 mil empresas  médias e grandes. 
 
Já o Custo Anual por Usuário (CAPU, que computa gastos e investimentos totais no ano dividido pelo número de usuários) subiu para R$ 24,2 mil no ano passado. "É um gasto que cresce mais que o número de usuários. Há um crescimento contínuo dessas despesas ao longo do tempo, que continua a subir de 4% a 6% ao ano. Por isso existe a tendência de que a porcentagem de gastos com TI alcance 8% em quatro, ou no máximo cinco anos", completou Meirelles.
 
Sistemas, nuvem e etc – No recorte por  softwares e sistemas operacionais de gestão, a pesquisa mostra que a Microsoft continua a dominar as estações de trabalho com Windows, Explorer e Office (mais de 90% do uso). O navegador mais usado é o Internet Explorer, com 91%, enquanto o Firefox tem 7% e Outros têm 2%. "O Google Chrome e o Safari ainda não chegaram às empresas", afirmou Meirelles.
 
Quando se fala em Sistemas Integrados de Gestão (ERPs), a pesquisa da FGV mostra que Microsoft, Totvs, SAP e Oracle mantiveram ou ampliaram a liderança em seus segmentos, com 81% do mercado. Já os programas de Inteligência Analítica continuam responsáveis por parte significativa dos lucros de grandes fabricantes como SAP, Oracle, Totvs, Microsoft e IBM, que lideram o mercado com 78%.
 
Porém, na filtragem por porte de clientes, a divisão é bem marcada: enquanto a SAP fica com 51% das grandes empresas (mais de 600 teclados), a Totvs é a líder entre as PMEs (até 160 teclados), com 52%.  
 
Por último, os investimentos das empresas com a "nuvem" (o "Cloud Computing") ainda não são computados na pesquisa já que, de acordo com o professor, usar serviços da nuvem não quer dizer que se está "dentro" dela. "É uma resposta 'polêmica', já que as empresas contabilizam esse custo de forma diferente", conclui.



Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Preço do açaí médio chega a R$ 20,10 o litro

Depois de enfrentar uma alta de 80% no começo do ano, o preço do açaí ainda teve aumento nos...

Veja mais
Custo da cesta básica cai

O preço da cesta básica caiu 0,22% no período de sexta-feira (12) a esta quinta-feira (18) em S&ati...

Veja mais
Preços de alimentos aumentam menos

A desaceleração dos preços dos alimentos no atacado, aos produtores, continua e já come&cced...

Veja mais
Otimismo com impacto da desoneração é excessivo

Porto Alegre, ao lado de Belém, foram as únicas capitais brasileiras onde houve queda no preço dos ...

Veja mais
Mercado começa a dar sinais de fraqueza

Com as cotações domésticas tendo alcançado a paridade de importação, o mercado...

Veja mais
Suggar se prepara para as vendas no Dia das Mães

Empresa aposta em aquecimento com PEC das domésticasA Suggar Eletrodomésticos, localizada no Distrito Indu...

Veja mais
BRF mantém condição de 3º maior exportador

São Paulo - As vendas externas do grupo de alimentos BRF S/A somaram US$ 1,241 bilhão (preço FOB) n...

Veja mais
EUA reveem posição brasileira na carne bovina

A participação brasileira no comércio mundial de carne bovina não é tão ruim c...

Veja mais
Dia das Mães injeta R$ 114 mi na região do ABC

Dia das Mães injeta R$ 114 mi na regiãoA segunda melhor data para o comércio, o Dia das Mães...

Veja mais